Elon Musk revelou na quinta-feira que Tesla está construindo um robô humanóide e pretende ter um protótipo pronto até 2022.
Durante o AI Day da empresa, Musk disse que o “Tesla Bot ” pretende ser amigável e realizará tarefas consideradas “enfadonhas, repetitivas e perigosas”. O CEO da Tesla acredita que será capaz de realizar tarefas como ir à loja para buscar mantimentos ou ajudar a consertar carros, mas em um nível mais amplo, ele prevê que a criação terá “implicações profundas” para a economia.
“No futuro, o trabalho físico será uma escolha”, disse ele. “Se você quiser, pode, mas não precisará.
Ele disse que sua mais recente ambição não está muito longe do que a empresa faz com seus carros elétricos característicos.
“Se você pensar no que estamos fazendo agora com os carros, a Tesla é indiscutivelmente a maior empresa de robótica do mundo, porque os carros são como robôs semi-sentimentais, sobre rodas”, disse ele.
O robô terá cerca de 5 pés e 8 polegadas e terá uma tela com informações úteis, disse Musk. Ele disse que terá um sistema de piloto automático, oito câmeras e rodará cerca de 5 milhas por hora, para que os usuários possam “provavelmente dominá-lo”.
“Espero que isso nunca aconteça, mas nunca se sabe”, ele brincou.
O anúncio do robô ocorre em meio a uma investigação formal do governo dos EUA sobre o sistema de direção parcialmente automatizado do piloto automático da Tesla após uma série de colisões com veículos de emergência estacionados. A investigação cobre 765.000 veículos, quase tudo o que a Tesla vendeu nos EUA desde o início do ano modelo de 2014. Dos acidentes identificados pela National Highway Traffic Safety Administration como parte da investigação, 17 pessoas ficaram feridas e uma morreu.