Dormir de lado tem sido apontado pelos principais especialistas como a posição ideal para dormir. Além de proporcionar um descanso maior, facilita o funcionamento do nosso organismo.
Os três motivos principais:
Estimula importantes funções do cérebro
Um estudo publicado na revista científica The Journal of Neuroscience, aponta que dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central. “Essa posição favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos altamente nocivos à saúde. Dormir sobre o lado esquerdo ajuda também a manter constante o volume e a pressão sanguínea, assim como o melhor funcionamento do sistema imunológico”, comenta o fisioterapeuta da CPAPS.
Auxilia na circulação sanguínea
Como nosso coração está do lado esquerdo do corpo, dormir sobre esse mesmo lado impede a obstrução da artéria aorta – responsável por bombear sangue para o resto do sistema sanguíneo. Enquanto isso, a veia cava inferior não é pressionada por nenhum órgão e, portanto, o sangue retorna mais facilmente de outras partes do corpo até o coração.
Facilita a digestão
Assim como o coração, o estômago e os intestinos grosso e delgado estão mais inclinados à esquerda. Isso significa que ao deitar-se sobre esse lado do corpo, os alimentos conseguem passar mais facilmente, o que facilita a digestão.
Qual o melhor lado para deitar?
O lado direito ou o lado esquerdo?
Estudos indicam que o lado esquerdo é o mais indicado.
E entre os benefícios apontados
- promove a drenagem linfática ais adequada
- contribui para a digestão
- melhora a saúde do coração
- protege o sistema imunológico
- alivia dores da gravidez
Mas… e quanto a dormir de bruços?
É a pior das posturas corporais, a começar pelos efeitos na coluna.
Quando dormimos de bruços, a coluna fica desalinhada nesta posição, pressionando a musculatura e terminações nervosas. A pessoa pode acordar no dia seguinte com dores, dormência e tensão muscular, dentre outros desconfortos.
Também é uma posição ruim em termos de circulação de energia pelo corpo.
Dormir de barriga para cima é uma postura boa, que traz serenidade e relaxamento.
Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.
Além do mais, ela pode provocar mais roncos e apneia do sono. Se essa posição é sua preferida, escolha um travesseiro mais baixo, assim sua cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna cervical, sendo menos provável que você sinta dores no pescoço.
O lado bom dessa postura é que seu poder de relaxar o corpo é mais eficiente que as demais, e você pode entrar no sono nessa postura por algumas horas, mas depois a tendência é mudar de postura (ela se torna cansativa).
O fato é que o próprio corpo vai procurar pela postura ideal durante o sono, por impulsos condicionados pelo instinto.
O problema é para quem já se acostumou a dormir de bruços.
Essa posição nos coloca em contato muito forte com os impulsos instintivos, projetando literalmente nossos pensamentos para baixo, para o chão, para as dimensões inferiores de baixa circulação espiritual.
Temos que seguir tentando condicionar o corpo fisico à nossa vontade, pois uma boa postura corporal é a base para o melhor rendimento das práticas mentais.
Claro que grande parte da qualidade do sono dependerá do seu colchão, mas um bom colchão terá pouco valor diante de posturas corporais incorretas.
JP em 08.04.2023