Física Clássica: estuda fenômenos macroscópicos, como movimento de planetas e leis de Newton, incluindo também o estudo do movimento (cinemática) na nossa escala de fenômenos naturais. É a ciência natural elementar.
Física Nuclear: mergulha no núcleo dos átomos, explorando partículas subatômicas e reações nucleares, a central energética da matéria.
Astrofísica: conecta a Física ao Cosmos, investigando estrelas, galáxias e o universo em larga escala, estudando o comportamento do Cosmos como um objeto integral, nascimento, evolução e possíveis fins.
Física Quântica: investiga o mundo das partículas elementares e o comportamento quântico nas dimensões paralelas e leis que desafiam o senso de realidade tridimensional.
O grande desafio da Física como um todo é reunir suas extremidades, o macro e o microcosmo debaixo de leis compartilhadas.
METAFÍSICA
Metafísica é a área que estuda e tenta explicar as principais questões do pensamento filosófico, como a existência do ser, a causa e o sentido da realidade, e os aspectos ligados a natureza.
A inserção da alma racional pensante no Universo dos fenômenos mensurados por todas as ramificações da mesma Física.
Daí o termo META = além, superior.
O que está para além da Física.
E descobrimos que a ALMA é a ponte entre as duas Físicas, do Universo cósmico e do universo quântico. Eis o principal argumento da metafísica.
Afinal, que adianta ciência que não sabe vincular objeto ao observador, e fenômeno ao experimentador? Não serve pra nada.
Se a ciência não for capaz de desenvolver CONSCIÊNCIA, ela não serve para nada.
JP em 06.09.2023