Fim dos Tempos? Contagem regressiva de 7 anos é iniciada em relógio em NY

“A Terra tem um prazo final”, a tela de LED pisca a cada poucos minutos. A partir de hoje, 25 de setembro, esse prazo é de cerca de sete anos e 97 dias.

Como se a pandemia de Covid-19 não estivesse causando ansiedade suficiente aos nova-iorquinos, uma nova instalação temporária em um edifício proeminente de Manhattan lembra ao mundo que outra crise massiva está nos afetando.

O icônico relógio digital Metronome espalhado por um prédio da 14th Street em frente à Union Square normalmente conta o tempo da meia-noite até frações de segundo, como uma ampulheta sem fim.

Mas no fim de semana passado, a instalação pública foi transformada em um “Relógio do Clima” que transmite o tempo que falta para evitar uma catástrofe climática total.

Instalado pelos co-fundadores do projeto Gan Golan e Andrew Boyd para a Climate Week, o “Relógio do Clima” faz a contagem regressiva dos anos, dias, horas, minutos e segundos restantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa o suficiente para dar à Terra 67% de chance de manter o mundo abaixo de 1,5 graus Celsius de aquecimento.Recomendado para você

Limitar o aquecimento global a 1,5 ° C é crucial, dizem os cientistas, se quisermos evitar alguns dos piores impactos das mudanças climáticas, incluindo o aumento insustentável do nível do mar, inundações, perda de recifes de coral, incêndios florestais e outros desastres.

O prazo é baseado em dados do Instituto de Pesquisa Mercator sobre Global Commons e Mudanças Climáticas  (MCC), criador do “Relógio de Carbono”.

Apesar da mensagem urgente, os criadores do relógio dizem que a trajetória atual do planeta não é imparável. O relógio mostra dois números. O número vermelho é o prazo para tomar medidas decisivas para manter o aquecimento abaixo do limite de 1,5 ° C. Um segundo número, em verde, rastreia a porcentagem crescente da energia mundial atualmente fornecida por fontes renováveis. O objetivo é aumentar essa porcentagem para 100% antes que a contagem regressiva chegue a zero.

Se você quiser ver o Relógio do Clima na Union Square de Nova York, este fim de semana é sua última chance. A instalação ocorrerá apenas até o final da Semana do Clima, no domingo, 27 de setembro.

Procure contagens regressivas semelhantes surgindo em todo o mundo. Os artistas instalaram um relógio semelhante em Berlim no ano passado e planejam montar outro relógio em Paris no próximo ano. Golan e Boyd estão em negociações com outras cidades para erguer seus próprios relógios climáticos e até fornecer instruções sobre como fazer o seu próprio.

Fonte

Comentários
Compartilhar