Imagine que os futuros humanos consigam viajar para outros mundos e encontrar… mais pessoas. De acordo com um astrobiólogo da Universidade de Cambridge, esse cenário pode ser mais provável do que você pensa.
Em uma nova entrevista com o BBC Science Focus, o paleobiólogo evolucionista Simon Conway Morris, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade, disse que os pesquisadores podem “dizer com razoável certeza” que a evolução semelhante à humana ocorreu em outras partes do universo.
No centro das crenças de Morris está a teoria da evolução convergente, que afirma que “efeitos aleatórios eventualmente se equilibram, de modo que a evolução converge, buscando o aparecimento de organismos semelhantes em qualquer ambiente”.
A revista usou o exemplo do voo, que “evoluiu independentemente na Terra pelo menos quatro vezes – em pássaros, morcegos, insetos e pterossauros”.
Em suma, a teoria da evolução convergente afirma que a evolução em si é uma lei da natureza – e, como conclusão lógica, é provável que a evolução ocorra em diferentes planetas da mesma forma que aqui na Terra.
Em outras palavras, é teoricamente possível que os humanoides alienígenas azuis e verdes que você vê em Star Trek possam realmente estar por aí em algum lugar.
Morris não é a única pessoa de Cambridge que acredita que a vida alienígena evoluiria “como os humanos”.
Arik Kershenbaum, zoólogo deste prestigioso instituto britânico, escreveu um livro inteiro sobre o conceito de evolução alienígena.
“Como a evolução é o mecanismo explicativo da vida em todos os lugares”, disse Kershenbaum à revista Quanta no início deste ano, “os princípios que estamos revelando na Terra devem se aplicar ao resto do universo”.
Kershenbaum argumenta que, embora seja “tentador” imaginar raças alienígenas que não tenham os mesmos interesses culturais que os humanos, como filosofia e literatura, devemos lembrar que eles não emergiram apenas do vácuo como seres tecnológicos evoluídos.
De acordo com Kershenbaum, mesmo formas de vida alienígenas com tecnologia superior à humana deveriam ter “evoluído de uma forma pré-tecnológica”.
“Se esse tipo de pré-tecnologia desenvolveu tudo o que temos agora, provavelmente eles foram construídos em blocos de construção que serviam a esse propósito social – coisas como comunicação entre membros do grupo, transferência de informações e ideias úteis entre os membros do grupo.” disse ele em entrevista ao Quanta.
“Uma civilização alienígena pré-tecnológica poderia cantar, dançar e contar histórias assim como a civilização humana pré-tecnológica fez, porque serve ao mesmo propósito.”
É interessante imaginar outros mundos onde a vida humanóide se forma, nas palavras de Kershenbaum, “cantar, dançar e contar histórias”, como na Terra.
E se as leis da evolução são tão fortes quanto os darwinistas como Kershenbaum e Morris acreditam, então isso aumenta nossa inclinação para nos comunicarmos com alienígenas – e, infelizmente, para guerrear com eles.