Ciclone mais devastador do ano no planeta alcança as Filipinas

O ciclone mais intenso do ano no mundo acaba de tocar terra nas Filipinas. Meteorologistas especialistas em ciclones tropicais descrevem o tufão Goni como “bestial” e afirmam que os danos serão catastróficas. O meteorologista tropical Eric Blake afirma que o cenário será “grotesco” nas áreas afetadas.

Autoridades filipinas ordenaram a evacuação de milhares de residentes na parte Sul da principal ilha de Luzon, quando a tempestade mais forte do mundo este ano se aproximou do país do sudeste asiático, como conta o site Metsul.

O tufão Goni – conhecido localmente como Rolly – é uma tempestade de categoria 5 com vento superior a 300 km/h. É o tufão mais forte a atingir as Filipinas desde que Haiyan matou mais de 6.300 pessoas em novembro de 2013.

As evacuações preventivas começaram nas comunidades costeiras e sujeitas a deslizamentos de terra nas províncias de Camarines Norte e Camarines Sur, enquanto o governo da província de Albay ordenou aos residentes em áreas de risco que deixem suas casas.

Goni atingiu em cheio a Ilha de Catanduanes, nas Filipinas, onde vivem mais de 260.000 pessoas. Algumas ureas da ilha devem desaparecer, tal o nível de destruição esperado.

Comentários
Compartilhar
Leia também  Tempo, relatividade, dimensões e deuses