Bola de fogo explode no céus e estremece o solo na China

A explosão de um meteoro na atmosfera iluminou o céu e fez a terra tremer na China. Todas as noites, a Organização de Monitoramento de Meteoros da China (CMMO) opera uma câmera automatizada na província de Shandong, monitorando a atividade de meteoros acima da costa do Mar Amarelo. 

Em 16 de agosto, o equipamento registrou a bola de fogo mais brilhante em anos. O céu noturno ficou azul quando uma rocha espacial explodiu centenas de vezes mais brilhante do que a lua cheia. 

O meteoro iluminou toda a região e sacudiu a terra com um som alto, relatou Zhou Kun, membro da equipe da CMMO. O flash de luz, que atingiu seu pico às 22:59, horário local, foi amplamente observado nas províncias de Shandong e Jiangsu, na China . 

Kun estima que a magnitude astronômica do flash seja -20, mais de 900 vezes mais brilhante do que a Lua cheia (embora não tão brilhante quanto o sol). 

Trata-se de um evento raro. De acordo com um modelo de computador da NASA do ambiente meteoróide da Terra, uma bola de fogo dessa magnitude poderia ser um evento de classe de uma década em recorrência. 

Fonte

Comentários
Compartilhar