Terra

Barco solar de 4.600 anos de rei egípcio é transportado para museu

 O barco solar de 4.600 anos do rei Khufu foi transportado do sítio arqueológico da Pirâmide para o Grande Museu Egípcio.

Os especialistas dizem que é o maior navio real antigo já encontrado no Egito e um dos mais antigos navios de tábuas do mundo. Foi construído para Khufu (Quéops), o segundo faraó da Quarta Dinastia do Antigo Reino do Egito, que governou o Alto e o Baixo Egito em meados do terceiro milênio aC.

“De acordo com alguns egiptólogos, o navio era um Solar Barque, um barco para transportar o falecido rei do Egito, ressuscitado e flutuando com o deus-Sol em sua jornada eterna pelo céu. Outros propuseram que era um barco de peregrinação usado por Khufu durante sua vida. Na verdade, os arqueólogos que investigaram os restos do barco encontraram evidências de marcas de corda mostrando claramente que o barco havia sido usado na água.

Durante as primeiras horas da manhã de sábado, o Grande Museu Egípcio recebeu o primeiro navio do Rei Khufu, 48 horas após o início do processo de mudança de sua exibição na área de antiguidades da pirâmide para o Grande Museu Egípcio. Crédito: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Além disso, o barco não cabia no poço inteiro, mas teve que ser desmontado, o que significa que o poço de pedra não foi  construído  especificamente para o barco.

Após trabalhos de reconstrução meticulosos, até 1.224 peças do navio foram montadas. ” 1

O barco, construído com cedros das montanhas do Líbano, tem 42 metros de comprimento (138 pés) e 20 toneladas.

Crédito: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou agora que o barco solar de 4.600 anos do rei Khufu foi trazido para o Grande Museu Egípcio, que em breve será inaugurado, dentro de uma gaiola de metal em um veículo de controle remoto importado da Bélgica para a ocasião.

De acordo com o comunicado de imprensa, “o complexo permanecerá dentro de sua estrutura metálica até a conclusão da construção do Museu do Barco Khufu, onde um rígido sistema de controle ambiental foi colocado dentro da estrutura. Monitorando as temperaturas e a umidade e certificando-se de manter as proporções adequadas para manter o composto.Dr. Issa Zidane, o diretor executivo de restauração e transferência de arqueologia no Grande Museu Egípcio, indicou que uma vez que o complexo chegou e foi instalado, eles enriqueceram e restauraram o centro de restauração do museu, garantindo que os trabalhos de exame provassem que o composto é em boa condição.O transporte não foi afetado devido ao bom trabalho de conservação e acondicionamento da equipe de restauradores, arqueólogos, medidores e controladores desenvolvidos para ajustar a atmosfera ao redor do composto e absorver as vibrações.Os restauradores irão levantar a caixa de madeira que cobria o composto para iniciar o trabalho de restauração e qualificação até que seja finalizado.

O objetivo do projeto de transporte é proteger e preservar para as gerações futuras o maior e mais antigo artefato orgânico feito de madeira da história da humanidade.

Comentários

Botão Voltar ao topo