Mistérios

As misteriosas esferas gigantes da Costa Rica

Esferas Gigantes - Costa Rica

A cultura Diquís surgiu no Vale do Rio Grande de Térraba, onde estabeleceram complexos sistemas sociais, econômicos e políticos para governar sua sociedade.

A colonização da região começou durante o período Synancra por volta de 1.500 – 300 aC na forma de comunidades agrícolas sedentárias, pequenas e dispersas, que podem ter girado em torno de um sistema igualitário com alguns níveis de organização tribal.

No período de Aguas Buenas, entre 300 aC – 800 dC, os assentamentos desenvolveram uma estrutura de chefia que governava as divisões territoriais e trocava mercadorias com territórios vizinhos por meio de um sistema de redes comerciais. Durante este período, surgiram os primeiros exemplos de pedra esculpida que incluem cilindros de pedra, “barris”, esferas e representação de personagens.

Entre 800 e 1500 d.C., durante o Período Chiriquí, os assentamentos se desenvolveram em grandes comunidades ao redor das terras aluviais do rio Térraba e seus principais afluentes, construindo grandes estruturas com pedregulhos de arestas arredondadas, áreas pavimentadas, cemitérios e montículos circulares ou retangulares com paredes de pedra.

Os Diquís atingiram um ápice de desenvolvimento cultural durante este período, com artesãos Diquís criando objetos elaborados de cerâmica, osso e ouro, e esculpindo esferas de pedra em zonas importantes dentro dos assentamentos. Esferas de pedra também foram colocadas em alinhamentos em praças públicas, ou ao longo da abordagem das residências da elite dominante ou dos chefes.

As Esferas Gigantes

As Esferas de Diquís variam em tamanho de apenas alguns centímetros a mais de 2 metros de diâmetro, e são principalmente feitas de gabro, uma rocha ígnea intrusiva máfica fanerítica (de grão grosso) semelhante ao basalto, com alguns exemplos de calcário e arenito esferas. Eles foram esculpidos martelando pedregulhos em uma forma esférica grosseira usando rochas mais densas, e foram finalizados polindo a superfície da pedra usando areia.

Com a chegada dos espanhóis à região no século XVI d.C., nenhuma menção foi feita nos relatos contemporâneos dos exploradores europeus de grandes esferas de pedra nas comunidades que encontraram.

Em 1570 d.C., uma expedição de Perafán de Ribera aumentou o mistério quando ele não deu indicações em seus relatórios de assentamentos indígenas, sugerindo que as grandes comunidades de Diquís haviam abandonado suas casas ou morrido por razões desconhecidas (possivelmente através das doenças infecciosas introduzidas no continente pelos espanhóis).

As esferas permaneceram esquecidas, até que foram redescobertas na década de 1930 pela United Fruit Company, enquanto limpava a selva para dar lugar às plantações de banana.

Há relatos entre 1940 e 1950 indicando que as bolas não foram colocadas no chão ao acaso. Muitos foram alinhados, formando linhas retas, curvas e até triângulos. Um grupo de quatro esferas estão alinhados com o norte magnético, sugerindo um possível alinhamento astronômico. Seja qual for o significado das bolas de pedra da Costa Rica, elas ainda desafiam a imaginação dos cientistas modernos hoje.

Comentários

Botão Voltar ao topo