Natureza

ALERTA POR GRANDE ERUPÇÃO DO VULCÃO CARIBENHO LA SOUFRIÈRE

Última grande erupção do La Soufrière foi em 1979

A ilha caribenha de Saint Vincent emitiu um alerta vermelho e uma ordem de evacuação depois que experts  alertaram que o vulcão La Soufrière pode ter uma erupção iminente.

A Organização Nacional de Gestão de Emergências do país informou uma “perspectiva substancial de desastre” e alertou os residentes para “estarem prontos e colocar suas coisas em ordem”. Com efeito, um navio de cruzeiro da Royal Caribbean Line ruma para a ilha para ajudar nos esforços de evacuação. 

O geólogo Richard Robertson disse que La Soufrière pode explodir em questão de horas ou dias. As estações de monitoramento relataram longos terremotos, o que sugeria que magma fresco estava tentando alcançar a superfície e indicava que o vulcão estava se movendo para “um estágio explosivo”.

Vídeo postado nas redes sociais mostrou uma nuvem de fumaça elevando-se acima do vulcão, que é o ponto mais alto da ilha de São Vicente e Granadinas.

O vulcão La Soufrière está cada vez mais ativa desde novembro. Na segunda-feira, pesquisadores da Universidade das Índias Ocidentais relataram que sua estação de monitoramento detectou um “onda de pequenos terremotos vulcânico-tectônicos”, que aumentaram constantemente em magnitude.

Então, os terremotos ocorreram sob o cume do vulcão a 6 km de profundidade. O maior evento atingiu a magnitude de 3,5 que foi sentido pelos moradores que vivem perto do vulcão. 

O VULCÃO 

O vulcão apresentou erupções em 1718, 1812, 1902, 1971, e 1979. A mais devastadora de La Soufrière foi em 1902, quando cerca de 1.600 pessoas, a maioria delas indígenas caribenhos, perderam a vida.

Por fim, a última erupção ocorreu em abril de 1979, mas não houve vítimas porque a população local foi evacuada.
MetSul
********************

Comentários
Compartilhar
Botão Voltar ao topo