“Alegra-te. Aproveita a vida”. Esta frase poderia muito bem estar, em pleno 2016, num outdoor qualquer, publicitando um destino ou um refresco – neste caso, a frase supracitada consta num mosaico, recentemente descoberto, com cerca de 2400 anos.
O mosaico foi encontrado na Turquia, na província de Hatay, e a frase inspiradora está acompanhada por desenhos de um esqueleto deitado, segurando uma tigela, ao lado de um jarro de vinho e pão. Os responsáveis pelo achado acreditam estar perante um mosaico do III século AC.
Segundo a arqueologista Damet Kara, do Museu de Arqueologia de Hatay, o mosaico pertencia à antiga cidade greco-romana de Antióquia. Kara e os seus colegas acreditam que este tipo de mosaico costumava estar pendurado na sala de jantar de famílias de classe alta. Apesar de existir um semelhante em Itália, Kara garante que este é “mais único” por ser mais “compreensivo”.
A antiga cidade de Antióquia foi estabelecida no século IV AC por Seleucus I Nicator, um dos generais de Alexandre o Grande. É conhecida por ser onde Paulo de Tarso pregou o seu primeiro sermão numa sinagoga, e onde, por sua vez, os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos, como conta o site português Sábado.