Um homem espalhando mensagens de amor e curando pessoas pelo mundo. Sim, lembramos de Jesus. Mas o que aconteceu dos seus 13 aos 29 anos? Não encontramos essa resposta na Bíblia, mas…
No novo testamento só nos é mostrado o seu nascimento, uma aparição aos 12 anos e então pula diretamente para os seus 30 anos, quando batizado por João Batista.
O que teria acontecido nesses anos ocultos? Há várias especulações que Jesus peregrinou 17 anos pelo mundo.
Em 1887, Nicolas Notovitch, um jornalista Russo, viajou para um antigo mosteiro Tibetano em Himis, e descobriu um escrito antigo que fala de um Santo Issa, um homem que viajou de Israel para Índia, Pérsia , Tibete entre outros lugares.
Um trecho publicado por Notovitch’s do livro chamado A Vida Desconhecida de Jesus Cristo:
“Issa é um grande profeta, um dos primeiros depois dos vinte e dois Budas. Ele é maior do que qualquer um dos Dalai Lamas, nele contém parte da espiritualidade do nosso Senhor. Seu nome e seus feitos estão registrados em nossa escritura sagrada. E lendo sobre sua maravilhosa existência, vivida entre pecadores e malfeitores, ficamos em lágrimas pelo terrível pecado dos pagãos que após torturá-lo, o levou a morte.”
Muitos estudiosos são céticos sobre a veracidade desse livro, mas entre os que acreditavam estava Nicholas Roerich, que viagem pela Asía Central de 1924 à 1928 e descobriu que essa lenda sobre Issa estava conhecido pelo povo.
Depois de passar por vários lugares, entre eles Índia e Tibete, durante vários anos, aprendendo a essência da filosofia Budista, Jesus teria se dirigido para Heliópolis, a Cidade do Sol no Antigo Egito, onde se iniciara em uma fraternidade de conhecimentos milenares de acesso restrito, fundada por antigos faraós.
Existem vários trechos que vão completando esse quebra-cabeças.
Em português dizemos Jesus, derivado do latim Iesus, em aramaico (a língua do seu lugar de origem) Ieshua, e Isa, Issana, é o nome árabe de Jesus, e yusu, Yuz Asaf, é urdu.
As jornadas de Jesus, como o conhecemos, pela Terra, fez com que em uma cultura apenas não fosse possível saber de toda a sua vida, mas cada lugar que passou, ficou com um fragmento de seus feitos.
Para um melhor entendimento, se faz necessário acessar nossas fontes, como leitura de alguns livros, como o próprio “A Vida Secreta de Jesus” , o documentário “Jesus na Caxemira, BBC“, “Jesus na Índia“, entre outros,os quais falam de um outro lado da história, acreditado por muitos e duvidado por outros.