A Percepção Animal

Se os seres humanos são racionais, e possuem um intelecto superior ao dos animais, por que os animais manifestam uma sensibilidade psíquica incomparavelmente superior aos humanos?

A resposta está na própria definição RACIONAL dos humanos: pelo simples fato de que os animais não racionalizam nunca as suas percepções psíquicas do mundo exterior, recebendo-as de forma integral e direta sem aquelas intervenções bloqueadoras causadas pelo racionalismo que tenta entender o como e o porquê de tudo, o que embaça imediatamente a percepção referida, porque tal racionalismo leva a mente a duvidar e questionar tudo.

Nisso, os animais são realmente muito superiores a nós!
O mesmo pode ser dito em relação às crianças pequenas ainda não condicionadas ao mundo racionalista dos adultos.

Os seres humanos têm essas mesmas percepções que os animais, e o ideal é tentar estar no controle da razão, e em vez de racionalizar tudo, até o amor, procurar entender que a racionalidade é uma das muitas esferas da mente, cumprindo funções importantes na vida prática.

Mas não todas as funções. Na verdade, mínimas são as funções que cabe ao racionalismo mental cumprir diante do ilimitado campo de experiências psíquicas que acontecem justamente além das fronteiras da razão intelectual.

E os animais, por não terem essa razão desenvolvida, entram mais facilmente naquele campo, ultrapassando suas fronteiras com seu psiquismo aguçado e até premonitório para todo tipo de evento e situação que a racionalidade nunca consegue explicar, apenas desfigurar quando, na sua cegueira, passa a negar o que não pode ver…

JP em 04.03.2020

Comentários
Compartilhar