
O Sitio arqueológico de Saywite, se localizam no distrito de Curahuasi, província de Abancay, do departamento de Apurimac.
Saywite está geograficamente muito perto de duas importantes cidadelas: Machu Picchu e Choquequirao.
Para a cultura dos Incas, Saywite poderia ter sido um centro cerimonial onde se rendia culto à água, mas também deve haver sido um centro de “capacitação” onde os hidráulicos incas aprendiam as diferentes opções de engenheira em condições de costa e serra.
Para alguns estudiosos se trata duma original representação da visão cósmica dos incas, que deixaram talhadas e perenizadas algumas de suas mais notáveis concepções religiosas sobre os problemas da agua e da fertilização das terras.
É uma maquete do mundo cósmico dos incas, associado á agua, à fertilidade das terras e às forças da terra e as forças comprometidas em sua existência.


O mundo andino, concebia a vida como um todo, nada era isolado e o uso de seus recursos era baseado no respeito às suas divindades, os astros: O sol e a Lua (Inti e Quilla) e aos recursos naturais: terra e agua (mamapacha e yacumama) e os os seres inanimados, todos venerados como uma mostra de respeito aos Andes.
Tinham uma visão integrada de como administrar todos os recursos e uma mostra disso é o monólito de Saywite, onde representaram as principais estruturas hidráulicas que encontramos como vestígios de seu grande conhecimento das bacias associadas à divindade e a sua visão do mundo.

O monólito de Saywite é “uma fonte simbólica”, representada num bloco de pedra no qual existem mais de 208 figuras talhadas em alto relevo entre animais e estruturas, adaptando-se às sinuosidades naturais da própria rocha.
Uma mostra mais da genialidade Inca, que nos faz pensar que estes lugares eram centros de treinamento e de capacitação no uso da tecnologia para uma casta privilegiada que fazia possível a execução das grandes obras hidráulicas, nos deixando em sinal de sua sabedoria que a ciência atual ainda não superou.

O monólito de Saywite, se encontra representado nas moedas de coleção 2016 elaboradas pelo Banco central de Reserva de Peru.
*****************