Espiritualidade

A construção do edifício da Verdade na Terra em três andares

A Bíblia pode ser dividida em três grandes partes:

  1. Velho Testamento
  2. Novo Testamento
  3. Apocalipse, que representa uma síntese, do Alfa ao Omega, do primeiro ao último (livro) e do princípio ao fim (da saga dos filhos de Deus na Terra) de toda a Escritura fluindo numa corrente harmoniosa desde a fonte até o grande mar final, em diversos rios e afluentes proféticos ao longo dos séculos.

O Velho Testamento é a base do edifício, o Novo Testamento é a manifestação divina e o Apocalipse, a síntese e a conclusão de tudo na forma de uma grande Revelação para a humanidade (porque esta é a tradução da palavra grega Apocalipse).

Pois bem, estes três níveis do edifício do conhecimento espiritual erguido na Terra, atualmente na fase do término do andar superior, cobrindo aqueles dois inferiores, se relacionam precisamente com os três níveis do eixo central da Árvore da Cabala, Árvore Sefirótica ou, simplesmente, Árvore da Vida, a saber:

  1. Netuno (o Pai, a Coroa – Keter)
  2. Sol (o Filho, a Beleza – Tipheret)
  3. Lua (o Espírito Santo, Fundamento – Iesod)
  4. Terra (o corpo, o Templo, o Santuário – Malkut)

E no ponto mais baixo, o reino terrestre, chamado Malkut, ponto de apoio do edifício espiritual (reino ou reinos, termo plural).

A Terra renovada no futuro será o cenário da plena manifestação divina após a conclusão dos três níveis construídos, e no Apocalipse 21-22 já consta todo o plano da obra de renovação do Criador após tudo isso.

Se somarmos os números de ordem destes quatro níveis centrais naquela Árvore, temos o mesmo valor do Nome de Deus, YHWH.

(1+6+9+10 = 26, Netuno, Sol, Lua, Terra)
(10+5+6+5 = 26, Iod, He, Vav, He)

Ambas as expressões, somas de quatro unidades simbólicas (tetragrama) onde nos cabe a perfeita associação:

Y = Netuno (pai)
H = Sol (polaridade ativa)
V = Terra (a materialização final)
H = Lua (polaridade passiva)

Netuno é o Pai, Sol e Lua, a dualidade espiritual em almas gêmeas, e a Terra, o corpo, a encarnação final do espírito. Tudo flui numa harmonia poderosa e bela!

Vamos assim avaliar cada nível construído e sendo construído, de baixo para cima:

1 Velho Testamento

Ele está na base, na raiz da Árvore da Vida, e por isso, na posição da Lua no eixo central, e se relaciona à primeira esfera da obra divina, o Espírito Santo, e suas relações, as águas da Criação, águas puras de cuja santidade dependem a saúde de toda a Árvore.

Iesod, nome que significa FUNDAMENTO, a base.
A base do sistema, Lua, sefirá 9

A fonte de toda vida, o rio das águas da vida,
As águas da Lei, a doutrina original, alimento básico para as crianças primitivas encarnadas na Terra que não podem ainda suportar os alimentos mais sólidos da Verdade.

Artigos relacionados

As letras, os códigos, o véu da Lua, véu de Isis, véu da Cabala escondendo maiores e melhores profundidades das mentes despreparadas.

Arcano II, a fonte do conhecimento virginal, os fundamentos do Templo, as leis imutáveis do Universo, repletas de véus rasgados por Jesus Cristo no Novo testamento, o segundo andar.

Doutrina exotérica simples, conceitos primários sobre o bem e o mal,
culpa e mérito, pecado e virtude, prêmio e castigo.
O conceito inicial de uma nação escolhida e um povo escolhido (Israel).

A santidade de Deus, Kadosh, na raiz espiritual, cuja ferida derruba toda a árvore. Por isso, os rigores da lei de Moisés e a severidade de YHWH em relação à promiscuidade e práticas pagãs do seu povo, que precisava ser santo e puro, como Ele é.

A coluna do rigor, esquerda, Marte-Saturno.

2 – Novo Testamento

A Palavra viva, a Verdade encarnada, o Poder de Deus se torna visível, palpável em Emanuel, Deus conosco.
E ele manifesta perdão e compaixão, a coluna da Misericórdia, direita, Jupiter-Vênus.

O tronco central da Árvore da Vida, o coração da Lei, a essência da Doutrina, a Verdade manifestada, a fé no coração expressando seu poder.
Na Cabala, a sefirá 6, solar, chamada Tipheret, Beleza.
O centro do sistema.

Se a virtude do Velho Testamento é a santidade, aqui, a virtude mais enaltecida é a fé.

“Eu não vim para negar a Lei e os profetas (Velho Testamento).
Eu vim para cumprí-los” (Jesus Cristo).

Nasce o Filho redentor da Religião corrompida a partir das águas do Espírito Santo, representada por Maria, Torá, Arcano II,a Virgem Mãe do Conhecimento puro.
O Sol se levanta sobre o berço das águas.
O atributo divino é Shadai, o Poderoso. Sol.

O conceito de uma humanidade eleita e selada pelo sangue do Redentor. Israel trai o pacto com YHWH, assassinando o Messias na cruz. O povo eleito se torna toda a parcela de humanidade que se fizer alinhada com a Verdade de Cristo.
O povo eleito e a nação eleita desaparecem, porque se tornam inimigas de Cristo.

O conceito sobe uma oitava, e em vez de um só povo e uma única nação, o poder de Deus se estende a toda Terra e a todos os povos, o que não faria sentido, da parte de um Pai de todos os seres, se fosse diferente.

3 – Apocalipse

A Revelação final aparece, do Alfa ao Ômega, que significa do primeiro ao último livro, do Gênesis ao Apocalipse, e do primeiro ao último profeta do Altíssimo.

Sol e Lua unidos, alquimia final da Luz que revela a Face do Criador, o Pai, o Senhor e Deus, na expressão da virtude maior de todas, para a qual esperança e fé prepararam seus caminhos, bem como os dois Testamentos:

A virtude do AMOR, que nos prepara para a Comunhão Final com o Pai.
E a fonte que se tornou rio finalmente alcança o Mar, o mesmo Grande Mar de onde tudo veio.

4 – O Reino de Deus

É a Terra do amanhã, renovada para uma humanidade finalmente preparada para viver a Verdade de Emanuel = Deus conosco, Deus em nós, Deus ao redor.

Não mais apenas um povo eleito, e não mais apenas uma humanidade refeita em um único planeta, mas toda uma grande família de homens e anjos congregados nas moradas eternas…

Observação:
Estas três etapas da construção da Verdade divina na Terra refletem os mesmos três níveis do trabalho interno de construção de consciência (instintos/base, emocional/centro, mental/superior) no Santuário (corpo físico).

ADONAI

JP em 09.06.2022

Comentários

Botão Voltar ao topo