
O Anjo do conhecimento de causa
Que é pura e simplesmente a Iluminação
E este Anjo é a Luz de Deus, Uriel.
Sua relação com o planeta URANO conduz a mente à uma experiência profunda de transformação (e depois, toda a sua vida) justamente porque revela o conteúdo de causa dos problemas.
Muitos Anjos operam nos efeitos ou consequências das causas geradas para nos socorrer ou auxiliar.
Marte nos blinda com força de luta, e Miguel, com proteção sobre o Mal.
Mercúrio traz a cura de doenças, e Vênus nos atrai amores e ligações compatíveis.
Saturno nos alivia a dor, encerrando ciclos de dificuldade.
Mas Uriel, posto no oitavo céu de cobertura sobre todos os Anjos, nos aponta A CAUSA DOS PROBLEMAS, causa geralmente que está em nós mesmos e não no círculo externo dos efeitos.
Então, a devoção particular à Uriel é fundamental para ser aplicada em orações e práticas em busca da revelação da causa de tudo, e quando esse conhecimento nos é dado, podemos transformar tudo à nossa volta a partir de dentro.
Quando conhecemos a causa de um problema persistente, e sua origem é revelada internamente, temos como solucionar o problema, em vez de seguir reparando-o por fora de maneira superficial e passageira. O mesmo ocorre com doenças que aliviamos por fora, com remédios, mas não curamos dentro do organismo.
Mas é preciso estar preparado para ver a Verdade, porque se existe um Anjo que se move nas ondas cósmicas da Verdade, este Anjo, ou Arcanjo da Presença, é Uriel.
Seu nome AURIAL vale 248, que soma 14, o Anjo da transmutação mental, e 14 soma 5, o número do Pentagrama da Luz.
“Eu sou a Estrela resplandecente da Manhã!” disse Jesus.
E tal estrela é VÊNUS, que Uriel também rege, geralmente sob outra denominação:
ANAEL, o Anjo do Amor.
Sendo assim, entre tantos outros pontos que ainda vamos estudar, URIEL é o Anjo que prepara os caminhos de Cristo.
É o Anjo da cristificação da alma.
Importante divulgar todos estes conhecimentos antes de avançarmos em práticas compartilhadas em torno do sagrado nome que falou em mim.
“Há muito pouco de mim referente em livros…”
Dito pelas suas próprias palavras!
Vamos então atrás do livro da Iniciação em busca de mais instruções.

A Trindade Sagrada dos Anjos e o Anjo oculto
Esses três nomes são conhecidos da Cristandade:
Miguel, Gabriel e Rafael, até porque são nomes bíblicos, especialmente o nome dos dois primeiros (o nome de Rafael aparece apenas no Livro de Tobias, que algumas bíblias já vem retirando do seu corpo doutrinário).
Mesmo assim, estes três anjos tem uma intimidade maior com o Trono do Senhor Deus YHWH, e aparecem entre as quatro criaturas do louvor celestial.
Tudo começa no Anjo Gabriel, que revela a Vontade do Senhor, muitas vezes, em sonhos (daí a importância dos sonhos e de uma maior abordagem desse fenômeno da mente em particular).
Lembrando os sonhos de José do Egito ou de José, esposo de Maria, e a própria anunciação de Gabriel à mãe do Salvador.
Se Gabriel revela, Miguel executa essa Vontade Divina, pelo que Gabriel costuma vir antes, para dar ao devoto a direção da Vontade de Deus.
Mas eis que o terceiro Anjo se une a eles, Rafael, que o Livro de Tobias descreve como grande ajudador e médico.
Assim sendo, Rafael, da parte de Mercúrio, é um anjo da esfera prática da vida, que nos auxilia nas questões do dia a dia no sentido de que a Vontade de Deus se cumpra da forma mais eficiente.
Porém, são quatro anjos ou criaturas divinas diante do Trono do Senhor.
E o quarto Anjo que aparece ocultamente na Bíblia, este é Uriel.
E a sua função é ligar a alma do devoto à energia divina, promovendo não só a realização da Vontade de Deus em sua vida, mas, muito mais que isso, permitindo que a criatura passe pelo segundo nascimento.
Uriel lida com a energia do fogo-luz do próprio Espírito Santo, e pode ser associado à Terceira Pessoa Sagrada.
Ele é o agente direto do segundo nascimento espiritual.
O Anjo da cristificação, aquele que nos torna realmente Filhos de Deus, porque sua função e imagem se assemelha a Cristo em tudo.
Ele é o responsável por colocar a alma num novo molde de energia e vida, convertendo o ser humano comum num ser humano renascido.
É o Anjo Iniciador, e seu batismo é de fogo.
Todos os símbolos da luz e da chama pertencem a Ele.

O Anjo do Nome maravilhoso
Esta foi a designação que o Anjo da Presença Divina forneceu ao pai de Sansão, quando lhe apareceu para anunciar o nascimento do filho consagrado a Deus.
São muitas as aparições do Anjo do Senhor no Velho Testamento, que costumeiramente associamos à Miguel, o realizador da vontade divina. Mas existe um outro Anjo, que precede Miguel em tudo. O Anjo da Presença Divina, Uriel.
Na ocasião, Uriel se manifestou ao pai de Sansão, declarando uma série de regras quanto aos cuidados do seu filho, Sansão, que seria Nazireu, isto é, consagrado a Deus.
Uma das regras era a de não cortar o cabelo (o que veio a lhe enfraquecer perante os inimigos, após o ardil de Dalila).
Havia um ritual com o altar de fogo que sempre se repetia nas aparições deste anjo, quando o vidente era instruído a sacrificar um animal ou pães (animal geralmente um cabrito) no altar em chamas, e o suave odor da oferta subiria aos céus.
Assim foi com Abrahão antes de Manoá, pai de Sansão. E depois também, muitas vezes. A aparição de Deus a Moisés se deu numa sarça ardente inconsumível, e o mesmo anjo também apareceu ao grande guerreiro Gedeão, e se manifestou na chama de um sacrifício sobre o altar.
Tudo isso nos leva ao oitavo Anjo do livro do Apocalipse, capítulo 8, o Anjo que cumpre o papel de Sumo Sacerdote celestial no templo de Deus, queimando incenso diante do altar de ouro junto com as orações de todos os santos – o que vincula esse ritual com o ato do sacrifício espiritual.
A própria oferenda de animais na cultura judaica tinha o papel principal de aliviar os pecados e culpas do povo, e quando Jesus Cristo foi para a cruz, a nova doutrina aboliu a necessidade de sacrifícios animais, visto que o Filho de Deus cobriu todos os sacrifícios redentores pela humanidade desde então.
Certamente que os judeus, não aceitando o Messias Jesus, continuaram com seus holocaustos animais até os dias atuais.
Num paraíso de seres sem pecado, animais não serão mais sacrificados, nem para rituais de purificação e nem para alimentação.
Uriel, portanto, é o Anjo que cumpre o papel de Sumo Sacerdote do Templo do Senhor, enquanto Miguel figura como o Príncipe dos Exércitos do Senhor, como ele mesmo declarou a Josué, quando se apresentou diante dele na forma de um homem com espada e armadura, pronto para auxiliá-lo na conquista de Canaã, a terra prometida.
E voltando à passagem do pai de Sansão:
“16 Manoá não se dava conta de que estava a falar com o anjo do Senhor.”
17 “Então perguntou-lhe como se chamava: “Depois disso acontecer, do bebé nascer, queremos dizer a toda a gente que foste tu quem o predisse!”
18 “Porque me perguntas o meu nome?
É um nome maravilhoso.”
19 “Então Manoá pegou num cabrito e numa oferta de cereais e apresentou-os ao Senhor como sacrifício. O Senhor fez então algo maravilhoso.”
20 “Ao mesmo tempo que as chamas subiam, sob os olhos de Manoá e da sua mulher, ergueu-se com as chamas até ao céu! Manoá e a mulher prostaram-se com os rostos em terra.”
21 “Foi essa a última vez que o viram. Manoá deu-se finalmente conta de que se tratava verdadeiramente do anjo do Senhor.”
22 “Vamos morrer, pois vimos a Deus!”, Manoá exclamou para a mulher.
23 “Se o Senhor nos quisesse matar”, disse-lhe ela, “não teria aceitado as nossas ofertas nem nos teria aparecido, dizendo-nos estas coisas maravilhosas e fazendo estes milagres.”
Juízes 13: 16-23
É um nome MARAVILHOSO.
URIEL, o Anjo do Senhor, a Luz de Deus.
Curiosidade cabalística
O termo FLA significa “maravilhoso”.
O inverso desse termo, ALF, descreve o nome da primeira letra do alfabeto hebraico, cujo significado é boi, touro, gado.
Até hoje, bois e vacas estão entre os animais mais sagrados em diversas culturas porque, de acordo com os mitos, a vida veio deles (do sacrifício deles).
O Touro de Mitra, o Touro Ápis do Egito, a Vaca sagrada da Índia, etc, vários símbolos de vida abundante e fertilidade.
E também a imagem de Adão, o homem formado a partir dessa energia vital transformada e sacrificada pelo espírito atuando na matéria.
Não seria a VIDA o “maravilhoso” resultado final?
Sendo que o signo de Touro é regido por Vênus, deusa da beleza e raio da vida, regido também pelo Anjo Uriel sob a denominação ANAEL.
O Anjo do amor (mais aplicado entre casais envolvidos na questão da reprodução e da manutenção da entidade sagrada da vida).
ChANIAL (nome Anael) vale 99, que soma 18 (Lua), que volta para o 9, as 9 esferas da vida, os 9 planos cósmicos duplos, superior e inferior, os 9 meses da gestação, etc.
Anael, portanto, é uma face mais feminina de Vênus, bastante conectada com a deusa grega Afrodite, que aliás, era a mãe de Eros (ou Cupido na versão romana) equivalências de Anael.