EspiritualidadeHermetismoMistérios

O construtor de almas

O construtor de almas

Satanás, mais do que uma personagem espiritual, é um símbolo iniciático que revela como DEUS edifica almas através da tentação que desafia os limites da razão e da fidelidade ao Pai.

Satanás, Satan,
Shatan, do verbo OPOR, oferecer resistência.

Quem tem tudo, casa, carro, saúde, bom emprego e família feliz, nem sempre agradece por isso (creditando tudo ao seu mérito próprio), e mesmo os poucos que agradecem, terão assim um cenário facilitado para preservar a sua fé.

Mas e aqueles que perdem tudo, como Jó?
Farão como Satanás propôs a Deus, que assim que Jó perdesse tudo, blasfemaria na cara do Pai?

Essa é a tentação suprema.
Imaginem Jesus Cristo, Filho do Altíssimo, em seus momentos na Cruz, dor física e dor moral torturando o seu coração, cercado de abutres e zombadores, e se sentindo abandonado pelo próprio Pai.

ELI ELI LAMAH ZABACTANI?

Ora, não foi Satanás que articulou tudo para colocar Cristo na Cruz?
Mas não foi a Cruz a gloriosa necessidade para a própria salvação humana?

Isso gera questões um tanto polêmicas no pensamento.
Por que o Pai permitiu a ação de Satanás ali, e permite na vida dos seus santos e escolhidos?

Porque é através da ação de Satanás, tentando se opor como puder ao trabalho espiritual de alguém, que Deus constrói almas através do poder da fé que supera todas as dúvidas, e reconhece finalmente nos caminhos da dor a própria Mão de Deus esculpindo mais uma alma fortalecida espiritualmente desde a base, a raiz que se tornou sólida o bastante para sustentar a edificação espiritual.

Como Jó, que perdeu tudo, família, saúde, bens materiais.
Como Cristo, que perdeu a própria vida.
Porque Satanás pode tirar tudo de uma alma, até a sua vida.
Mas ele jamais poderá tirar o nosso Amor por Deus.
Porque, se ele tirar, é porque esse amor nunca existiu.

E quanto mais perdemos materialmente ou fisicamente falando, mais intensamente procuraremos o sentido da vida além da matéria e do corpo.
Procuraremos no coração, onde Deus habita.

O raio de ação de Satanás na questão das tentações nunca alcança o coração. Ele não pode modificar o que sentimos por Deus ou por qualquer outra pessoa que amamos verdadeiramente. Mas pode colocar sob teste todos os elementos externos a esse amor, que orbitam o coração, centro da alma vivente.
Sabemos que Satanás não pode obrigar ninguém a pecar ou cometer delito, mas tem autorização para expor ao nosso redor todas as circunstâncias que estimulem as nossas fraquezas internas, através das quais ele nos induz ao erro. Fortalecer portanto tais fraquezas é o nosso trabalho.

Por essa razão, Deus coloca a tempestade em nossas vidas.

Para que possamos aprender a dar valor para as manhãs de Sol … somente na escuridão é que lembramos do grande valor da luz.

Somente quando ficamos doentes é que buscamos considerar melhor os bons hábitos que preservam a saúde física.

Assim funciona com a saúde espiritual.

Satanás não é o construtor de almas, o construtor é Deus. Mas nas mãos de Deus, Satanás é como o instrumento afiado que golpeia dolorosamente a rocha bruta da nossa vida, até que a forma perfeita por Deus desejada em sua mente desde o início finalmente apareça!

JP em 30.08.2024

Comentários

Botão Voltar ao topo