À prova de explosão, à prova de gás e oferecendo proteção contra radiação e produtos químicos tóxicos — a Finlândia leva a sério sua rede de bunkers subterrâneos.
Localizado a cerca de 18 metros de profundidade, este abrigo civil em Helsinque pode acomodar até 6.000 pessoas. Desafiando as expectativas de uma caverna escura e úmida; é claro, limpo e acolhedor, com campo de futebol, parque infantil, cafetaria e parque de estacionamento.
Existem 5.500 bunkers semelhantes em toda a cidade, criando uma vasta rede de instalações subterrâneas que foram construídas desde a década de 1980.
E embora sejam geralmente usados para estacionamento, armazenamento, eventos esportivos e muito mais; seu verdadeiro propósito é mais sinistro: eles são projetados para proteger aqueles na Finlândia de um ataque.
Falando à CNBC de dentro de um bunker, Tomi Rask, professora de preparação do Departamento de Resgate da Cidade de Helsinque, disse que todos os tipos de armas foram levados em consideração ao projetar os abrigos.
″À prova de explosão, à prova de gás, radiação e produtos químicos tóxicos”, disse ele.
Esses bunkers também precisam ser convertidos e prontos para uso como abrigos de defesa em 72 horas.
“Precisamos abrir espaço para as pessoas que estão entrando nos abrigos e isso significa que algumas estruturas, alguns objetos precisam ser retirados”, acrescentou.
“Mas não é que precisemos esvaziar totalmente o abrigo antes de podermos acolher as pessoas, porque na hora do abrigo, você precisará ter algum tipo de equipamento”, acrescentou, explicando que um carro, por exemplo, pode fornecer algum espaço privado para uma família, como conta a CNN.
O parque infantil também é considerado importante durante o período de abrigo, para permitir que as crianças descontraiam e os pais tenham uma pausa.
Esses abrigos civis “podem ser a única coisa que poderíamos dar à Otan”, acrescentou Rask.