Um dinossauro não eclodido semelhante a um embrião de galinha de 17 dias foi descoberto por paleontólogos.
O embrião, que parece saído de uma cena do “Jurassic Park“, mede cerca de 27 cm de comprimento e pertence a uma espécie de dinossauro parecido com um pássaro conhecido como oviraptorossauro.
Não é apenas um dos embriões de dinossauro mais bem preservados já encontrado, mas também uma das melhores evidências para promover a ligação entre os dinossauros e os pássaros modernos.
Datado de 66 a 72 milhões de anos, o ovo foi encontrado em Ganzhou, no leste da China.
O que é particularmente interessante é a maneira como o embrião é posicionado dentro do ovo, exibindo uma pose nunca vista em dinossauros não-aviários, mas que se assemelha muito à dos pássaros modernos.
Oviraptorossauros (que significa “lagartos ladrões de ovos”) foram um grupo de dinossauros terópodes que vagaram pela Ásia e pela América do Norte durante o período do Cretáceo Superior.
Enquanto alguns eram pequenos como um peru, outros eram enormes – medindo até 7 metros de comprimento.
Eles eram particularmente próximos, em termos evolutivos, dos pássaros modernos e ensinaram aos cientistas muito sobre a evolução dos dinossauros durante este período e o surgimento dos pássaros que vemos hoje.
O professor Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo na Escócia, disse:
Este embrião de dinossauro dentro de seu ovo é um dos fósseis mais bonitos que já vi.
“Este pequeno dinossauro pré-natal se parece com um filhote de pássaro enrolado em seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas características dos pássaros de hoje evoluíram em seus ancestrais dinossauros.”
23.12.2021