No final do século 19 e no início do século 20, a ideia e o desenvolvimento da telegrafia sem fio, enviando e recebendo ondas eletromagnéticas pelo ar, ofereceu um novo método de busca de comunicações do espaço. Em 1901, o engenheiro Nicola Tesla fez a surpreendente afirmação de que estava recebendo comunicações de rádio de Marte. Sua história foi divulgada e divulgada amplamente na imprensa.
Um artigo do Richmond Times ofereceu uma extensa descrição e comentários sobre sua suposta descoberta. “Enquanto ele se sentava ao lado de seu instrumento na encosta do Colorado, no profundo silêncio daquela região austera e inspiradora, onde você planta seus pés em ouro e sua cabeça roça nas constelações – enquanto ele estava sentado lá uma noite, sozinho, sua atenção, primorosamente vivo naquela conjuntura, foi preso por um som fraco do receptor – três toques de fada, um após o outro, em um intervalo fixo. Que homem que já viveu nesta terra não invejaria Tesla naquele momento! ”
Enquanto as alegadas comunicações de Tesla com Marte capturaram a atenção da mídia, não captaram muito interesse sério dos cientistas.
“Minhas primeiras observações me apavoraram positivamente, pois havia algo misterioso nelas, para não dizer sobrenatural, e eu estava sozinho em meu laboratório à noite”
– Nikola Tesla, artigo de 1901 ” Talking With The Planets “
O Radio de Tesla é mais do que apenas um circuito de rádio de cristal em uma jam-jar. É um criador de som que se conecta a um computador e emite sons assustadores incríveis ao responder a campos eletromagnéticos ou fontes de luz em tempo real.
Embora Tesla usasse peças diferentes, o circuito LC (indutor-capacitor) básico deste rádio usa um esquema semelhante ao que Tesla experimentou em seus primeiros dias. O versátil diodo de germânio de cristal 1N34A usado aqui, substitui os complicados detectores de níquel giratórios e relés sensíveis usados por Tesla no final do século XIX.
Você pode ouvir transmissões em AM com este rádio, mas ele foi feito para se divertir de outras maneiras. (Além disso, o rádio AM não era exatamente o que interessava a Nikola Tesla … na verdade, ele acreditava que era um desperdício de energia transmitir e receber ondas hertzianas!)
Ao usar um programa como o Audio Hyjack Pro (Mac), a saída do rádio é ajustada no computador para fornecer ótimos efeitos sonoros em tempo real … e você pode gravá-los ao mesmo tempo.
O vídeo abaixo, mostra como o Spooky Tesla Spirit Radio reage a raios, frequências de rádio, espectro de luz, tela do computador, pulsos de RF, campos eletromagnéticos e muito mais.