A lua nova move-se bem na frente do sol em 14 de dezembro de 2020, para apresentar o único eclipse solar total deste ano. Isso também conta como o eclipse final da 202ª década (2011 a 2020) . Exatamente seis novas luas anteriormente – 21 de junho de 2020 – a lua também passou bem na frente do sol, mas a lua nova estava muito distante para cobrir totalmente o disco solar. Isso resultou em um eclipse anular do sol, por meio do qual um fino anel de luz do sol envolve a silhueta da lua nova.
Mas voltando ao eclipse solar total de 14 de dezembro de 2020. Você tem que estar no lugar certo no sul da América do Sul (Chile e Argentina), ou nos oceanos Pacífico ou Atlântico, para testemunhar o que é chamado de maior espetáculo da natureza: o eclipse total do sol. Em uma escala de 1 a 10, um eclipse solar total deve ter uma taxa de algo em torno de um milhão!
Uma faixa muito maior do mundo (América do Sul, Oceanos Pacífico e Atlântico, e até mesmo uma parte da Antártica) pode assistir a vários graus de um eclipse parcial, enquanto a lua dá uma “mordida” no disco solar. Se você estiver em posição de assistir a este eclipse – ou qualquer eclipse solar – lembre-se de que é absolutamente essencial usar proteção adequada para os olhos durante qualquer eclipse solar parcial. Somente na totalidade – durante os poucos minutos em que a lua cobre completamente o sol – é seguro ver apenas com os olhos.
Em uma escala mundial, o eclipse total dura 3 e 1/3 horas, começando no nascer do sol sobre o Oceano Pacífico e terminando no pôr do sol sobre o Oceano Atlântico (perto da costa da África). Ainda assim, em qualquer ponto do caminho do eclipse total, a duração máxima para a totalidade é de apenas 2 minutos e 10 segundos. No início e no fim do caminho do eclipse total, a duração da totalidade é mínima (cerca de 28 segundos); e em torno do meio do eclipse (maior eclipse), a duração é no máximo ou próximo dele.
Felizmente para a América do Sul, o maior eclipse no caminho do eclipse solar total acontece na América do Sul, não nos oceanos Pacífico ou Atlântico. Em qualquer ponto ao longo do caminho do eclipse total no Chile ou Argentina, a duração do eclipse solar total excede 2 minutos. A totalidade é precedida e seguida por um eclipse parcial. De qualquer lugar na América do Sul onde o eclipse seja visível, todo o eclipse, do início ao fim, dura cerca de 3 horas. Para horários de eclipse precisos para seu céu (em seu horário local), tente estas duas referências:
Tempos de eclipse local (14 de dezembro de 2020)
Clique em EclipseWise , role para baixo e clique em South America
Clique em TimeandDate e preencha a caixa de pesquisa no canto superior direito