CiênciaEspiritualidade

A melhor terapia do sono que existe – dormir do lado esquerdo do corpo

Em um estudo holandês divulgado na publicação americana The Journal of Clinical Gastroenterology, os especialistas garantem: dormir virado para o lado esquerdo (ou sobre o lado esquerdo do corpo) é a melhor maneira de garantir nossa saúde e bem-estar.

O estudo publicado no The Journal of Clinical Gastroenterology relacionou cinco benefícios por dormir virado para o lado esquerdo.

1) Promove a drenagem linfática adequada.

O que significa: facilita o transporte da linfa, que carrega elementos importantes, como proteínas , glicose e metabólitos – que devem ser filtrados pelos nódulos linfáticos e conduzidos para o lado esquerdo. Além disso, ajuda a expulsão de algumas substâncias desnecessárias e tóxicas ao corpo.

2) Contribui para a digestão.

Como pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos, afirma a publicação. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente. Essa técnica evita até dores no estômago e cansaço ao levantar. E também evita o refluxo, segundo a Ayurveda, que concorda com a tese dos holandeses sobre os benefícios de deitar do lado esquerdo.

3) Cuida da saúde do coração.

A maior parte do coração está localizada no lado esquerdo do corpo. Por isso, quando dormimos virados para esse lado, facilitamos suas batidas.

4) Protege o sistema imunológico.

5) Alivia dores na gravidez.
Encontrar uma posição confortável para dormir com o barrigão não é nada fácil. Porém… dormir virada para o lado esquerdo permite o aumento do fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta. Além de tudo, estimula a função renal, diminuindo edemas e inchaços.


Eu acrescento um sexto benefício, muito importante:

6) Estimula os estados elevados de consciência durante o sono

Precisamos considerar a parte mental envolvida no processo, lembrando que o cérebro tem dois ritmos de energia mental em suas polaridades naturais, os dois hemisférios cerebrais.

Durante o dia, no estado natural de vigília, predomina o hemisfério cerebral esquerdo, que rege o lado direito do corpo e o processo racional como um todo. Essa é a banda predominante durante o dia.

Mas durante a noite, fora do corpo físico, nossa mente assume outra polaridade de pensamento, a polaridade abstrata, e por essa razão, a maioria dos nossos sonhos parece carecer de sentido algum, mesmo possuindo todo o sentido do mundo abstrato onde ele é experimentado!

Ao deitar e dormir sobre o lado esquerdo do corpo, colocamos em evidência o lado direito do cérebro, que é o hemisfério que controla o pensamento abstrato e regula especialmente aqueles estados elevados de consciência quando nossa alma está fora do corpo material, em outra esfera de pensamento (subconsciente), não mais do tipo racional tridimensional.

Durante o dia, nossa mente racionalista é hiperativa, e dependendo do grau dessa hiperatividade, criaremos uma defasagem séria em relação à banda cerebral direita e seus estados de energia relacionados, o que vai impactar na saúde como um todo.

Por isso, é aconselhável aprender a relaxar com atividades relacionadas ao hemisfério direito do cérebro que nos ajudem a sair um pouco daqueles estados racionais rígidos demais do hemisfério esquerdo, atividades ligadas a arte, ao sentimento e à intuição.

Além disso, o ritmo cerebral do hemisfério direito tem muito mais relação com o sono e os estados alterados de consciência do que o ritmo cerebral do hemisfério esquerdo, associado à consciência racional de vigília.

Como o jogo do movimento das pernas enquanto caminhamos, temos dois hemisférios cerebrais e eles são como as duas pernas em movimento durante o dia e a noite na sucessão de nosso tempo de vida consciente.

Infelizmente, a maioria da humanidade vive apenas a nota de consciência diurna, mergulhando no subconsciente desconhecido fora do corpo todas as noites de sono inexplorado.

Aprender a dormir mais do lado esquerdo do corpo pode ajudar nesse terreno inexplorado.

Dormir do lado esquerdo vai ativar, por reação, o lado direito do cérebro, trocando a polaridade mental predominante (esquerdo/racionalista) e promoverá uma boa e revigorante noite de sono, além de estimular a mente a despertar a consciência do outro lado da realidade física da vida, no sentido específico de um melhor acesso a sonhos lúcidos e até viagens astrais conscientes. por evidenciar o pensamento abstrativo e não racional, tipico daqueles estados elevados de consciência.

Uma medida de hábito bastante simples e que pode impactar para melhor em nossa vida de diversas maneiras, com benefícios físicos e psíquicos!

JP em 24.09.2020

Comentários

Botão Voltar ao topo