Templates by BIGtheme NET

O Povo Hopi

Antes da chegada dos europeus em 1492, o continente americano parecia ser um lugar bem mais pacífico habitado por tribos nativas.  No noroeste do estado do Arizona, Estados Unidos, numa região conhecida como “quatro cantos”, mesma região onde também os seus antepassados viveram, vivem a tribo dos Hopi, numa área hoje denominada Reserva Hopi.

Hoje sua grande maioria utiliza o idioma inglês, porém o idioma oficial e também usado por alguns é chamado de Hopi, uma língua de origem uto-asteca, um dos mais difundidos grupos linguísticos indígenas das Américas.

dalai-lama-hopi - Tô no Cosmos

O encontro em 1979.

Os Hopis consideram todos os homens seus irmãos, e eles têm uma especial empatia com o povo tibetano. Em 1979 quando  Dalai Lama visitou a América do Norte pela primeira vez, os líderes Hopis o saudaram dizendo: “Bem-vindo ao lar.”

Coincidência ou não, a localização antípoda, ou seja, o lado oposto, em 180º da localização Hopis se dá justamente no Tibete.

O povo Hopi, assim como outros povos espalhados pelo mundo, acreditam que sua origem é estelar, diferente do que pensa o povo moderno junto à Teoria de Darwin, assim dando a entender que todos eles se originaram de uma mesma fonte, que vem de outras partes do Cosmos.

Para o povo Hopi o planeta passou por três estágios e nesse momento estaríamos no quarto estágio, um período árduo e que devemos fazer escolhes corretas. O primeiro estágio foi um mundo puro e feliz, que foi destruído pelo fogo. O Segundo Estágio teria sido destruído pelo gelo e os seus remanescentes criaram o Terceiro Estágio, que foi destruído por enchentes devido ao mal uso da inteligência de seu povo (o que se conecta ao fato bíblica acerca de Noé).

native-american-family

Assim sendo, aqui estamos no quarto estágio, no qual a natureza encontra-se desequilibrada pelas atitudes humanas. Esse mesmo mundo deverá ser extinguido em breve, dando início ao Quinto Estágio, que antecederá o Sexto e finalmente o Sétimo Estágio, o qual acreditam ser o Mundo Ideal para o espírito, assim como a cultura Hindu, do outro lado do mundo, também acredita.

Rochedo Hopi - Tô no CosmosA imagem ao lado é de um petróglifo da Reserva Hopi, uma rocha que contém uma gravura do que seria o nosso passado, presente e futuro, que foi criado com o intuito de guiar o seu povo pelas tribulações do mundo. A figura humana na esquerda é o Grande Espírito. O arco em sua mão representa sua instrução para o povo Hopi abaixarem suas armas. A linha vertical ao lado do Grande Espírito é a linha do tempo numa escala de mil anos. O ponto onde o grande espírito toca a linha é o tempo de seu retorno. As quatro pequenas figuras humanas representam os três estágios anteriores e o atual um pouco mais à frente.

Mas o fato que mais chama atenção sobre esse, são suas profecias, mais conhecidas como “OS 9 SINAIS”. Sinais esses que dariam o aviso de que o 4º mundo ou estágio estaria prestes a ser extinguido.

1º SINAL“Fomos avisados sobre a chegada do homem branco, como Pahana, nosso Irmão Branco das Estrelas, mas eles não vivem como Pahana”. Não trarão paz e nos tomarão a terra nos fazendo silenciar com trovões ensurdecedores.” A chegada do homem branco com armas de fogo, devastando o território em busca de conquistas.

2º SINALEm nossa terra chegará rodas girando com vozes”. O homem branco trazendo suas famílias em carruagens pelas pradarias.

Hopi - Tô no Cosmos

Povos nativos são conhecidos por passarem suas tradições e histórias oralmente.

3º SINAL “Um animal estranho como um búfalo mas com longos chifres se alastrará pela terra em grande número”. Os Penas Brancas viram com seus próprios olhos a vinda dos gados do homem europeu anos antes disso acontecer.

4º SINAL “A terra será cruzada pelas cobras de aço”. Profecia que se concretizou, a construção dos trilhos de trem cruzando todo o continente.

5º SINAL “A terra será atravessada por uma teia de aranha gigante”. Anos antes eles previram os postes de energia elétrica cruzando os lugares antes povoados apenas pela natureza local, e também a internet, como o palavra em inglês “web”, significa “teia”, como havia sido profetizado.

6º SINAL“A terra será atravessada por rios de pedra que fazem imagens no sol”. Grandes estradas de concreto e sua imagem em contraste com o calor do sol.

7º SINAL“Vocês ouviram que o mar se tornará negro e muitos seres vivos morrerão por conta disso”. Os petróleos derramados no oceano junto à poluição, destruindo grandes quantidades de vida.

8º SINAL“Vocês verão muitos jovens que terão os seus cabelos longos assim como o nosso, e virão unir-se com nossas tribos para aprender o nosso modo de vida e nossa sabedoria”. A profecia se refere as pessoas que não são descendente dos nativos americanos, mas que tem uma tendência e afeto por seu modo de vida, como os Hippies por exemplo.

9º SINAL “Vocês ouviram sobre uma habitação nos céus, sobre a Terra, que cairá com um grande estrondo. Aparecerá como uma estrela azul. Logo após esse aparecimento, as cerimônias do povo Hopi irá cessar”. Essa é a última e única profecia que ainda não foi cumprida.

hopi-reservation

Imagem de uma área da Reserva Hopi, Arizona.

E o Ancião Pena Branca acrescenta algo a mais:

“Esses são os sinais de que a grande destruição chegará. O mundo sacudirá pra lá e pra cá. O homem branco guerreará com pessoas em outras terras, terras daqueles que tem a primeira luz da sabedoria. Haverá muitas colunas de fumaça e fogo. Os que ficam e moram no lugar dos Hopis ficarão a salvo. E então muitas coisas terão que ser reconstruídas. E logo após isso, Pahana retornará. Ele trará consigo o amanhecer do 5º Mundo.  Ele plantará as sementes de sua sabedoria em nossos corações. Mesmo agora essas sementes estão sendo plantadas. Assim o caminho para o 5º Mundo ficará mais tranquilo.”

Sirius-Cão Maior - Tô no Cosmos

Para os Hopis o sinal da Saquasohuh ou Estrela Azul Kachina (espírito), nos céus, é o sinal que sela o final do mundo atual e o começo de uma nova era antes do chamado “Dia da Purificação”.

De acordo com alguns teoristas, a tal Estrela Azul, seria uma nave originária de outro lugar que viria trazem iluminação para o mundo. Assim como os Lakotas, outra tribo americana, os Hopis acreditam que seus antepassados são originários de Sírius, na constelação de Cão Maior, a estrela mais brilhante que vemos nos céus da Terra.

Muito diferente do homem moderno, os Hopis mostram uma conexão não só com a natureza mas com todo o Cosmos, vendo em si mesmos irmãos Cosmopolitas de todos. Uma coisa que talvez em alguns milhares de anos o planeta Terra inteiro poderá aprender, aprender a construir ao invés de destruir, aprender a ver no outro o reflexo de si mesmo.

Para finalizar, indico a música “Um Índio” do Caetano Veloso, que tem muito a ver com a matéria. Uma música que ele compôs sobre a chegada de um Índio que viria também de uma Estrela.

Comentários