Templates by BIGtheme NET

A Lua de Sangue

luas-de-sangue-1 - Tô no CosmosA partir das 23h11, do dia 27 de setembro, um eclipse total lunar (quando a sombra da Terra encobre completamente a Lua), vai coincidir com uma Superlua (posição em que a Lua fica mais o mais próximo possível da Terra). O eclipse lunar que vai acontecer , é o primeiro de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem em sequência – um fenômeno conhecido como tétrade. Por causa da coloração avermelhada que a Lua adquire durante o eclipse total, ela recebe a denominação informal de “Lua de sangue”. Esse fenômeno esteve ligado a diversos tipos de crenças ao longo da história, e o lançamento do livro Four blood moons: Something Is About to Change (Quatro luas de sangue: algo está prestes a mudar), no ano passado, aumenta as discussões sobre o assunto.

Há quem acredite que este é um sinal profético de que o fim do mundo está para acontecer.

De acordo com o site especializado Space.com, ligar maus presságios a eclipses eram comuns na antiguidade, quando não se sabia o que causava o “apagão” na Lua. Mas hoje sabemos que mesmo eventos raros como a tétrade são parte de um calendário astronômico estabelecido – eles já aconteceram inúmeras vezes e vão acontecer mais vezes no futuro. “Pessoas relacionam desastres com eclipses pelo fato que desastres podem acontecer todos os dias, sendo uma noite de eclipse ou não, e temos uma tendência de criarmos explicações para isso (…) É quase inevitável que algo ruim aconteça, porque coisas ruins acontecem o tempo todo”, explica o astrônomo Geoff Gaherty.

Quatro luas - tô no Cosmos

Isso não ocorre desde 1982 e só voltará aos céus em 2032. O fenômeno faz com que a Lua pareça maior, mais brilhante e também dá a ela uma coloração avermelhada, o que faz com que o evento receba o apelido de “Lua de Sangue”.

O Talmude, livro da tradição judaica diz claramente: “Quando a lua está em eclipse, é um mau presságio para Israel. Se estiver vermelho como o sangue, “a espada” está chegando para o mundo”. De acordo com os milenares ensinamentos judaicos, um eclipse lunar é o prenúncio de eventos significativos para o povo de Israel. Luas de sangue (vermelhas) que acontecem durante as festas bíblicas são particularmente importantes. Se ocorrer um eclipse é um sinal de que uma guerra está chegando.

Lua de Sangue2 - Tô no CosmosPara apoiar as suas previsões, John C. Hagee invoca várias passagens bíblicas. Uma das citadas, que tem um impacto mais imediato, encontra-se no Antigo Testamento e diz: “E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo e colunas de fumo. O sol converter-se-á em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Joel 2: 30-31). Hagee relaciona ainda este fenômeno com o que se descreve no Livro do Apocalipse 6-12: “Na visão, quando o Cordeiro quebrou o sexto selo, deu-se um grande tremor de terra. O Sol tornou-se preto como um pano de luto e a Lua tornou-se vermelha como o sangue”.

Já para a ciência, a tétrade é um fenômeno muito bem explicado e previsível: a cor avermelhada na Lua se deve aos raios de Sol que iluminam o satélite e depois são filtrados pela atmosfera da Terra, chegando até nossos olhos com menos luz azul e mais luz vermelha. As datas dessa tétrade já estavam bem definidas: 15/04/14, 08/10/14, 04/04/15 e 28/09/15. Quanto as coincidências da “Lua de Sangue” com datas religiosas pelo mundo afora, os cientistas explicam que boa parte das religiões sempre usaram a Lua como marcos cíclicos e de eventos festivos, e por essa razão os eclipses eventualmente coincidem com essas datas, e não há nenhuma razão mística nisso.ip
Algumas Curiosidades
Lua Vermelha ou Lua de Sangue parece ter alguma relação especial com os judeus…
Estudiosos, como o pastor John Hagee, que interpretam os livros religiosos com grande fé e dedicação, acreditam que os eclipses da Lua coincidem com previsões da bíblia cristã e de feriados judeus. Segue alguns:
1492: A Espanha expulsou os judeus, e também, Colombo descobriu a América
1948: Israel renasceu como uma Nação, após 2 mil anos conseguiram essa independência.
1967: Israel venceu a “Guerra dos Seis Dias” e reivindicaram Jerusalém, pela primeira vez em 2 mil anos, Jerusalém e Israel estavam juntos novamente.

 

Eclipse - Tô no CosmosOs povos antigos como os caldeus, egípcios, maias, entre outros, já tinham conhecimento astronômico e conseguiam calcular quando os eclipses iriam ocorrer. Os caldeus e babilônios já previam eclipses há 3000 anos.

Coincidência ou não, alguns dos maiores conflitos mundiais foram precedidos por Eclipses:

Em 21/08/1914 – 11h55 (GMT) – Eclipse Total do Sol. 
No mês de agosto de 1914, a guerra se espalha por toda a Europa. Era o início da Primeira Guerra Mundial.
Em 20/05/1966 – 09h15 (GMT) – Eclipse Anular do Sol. 
Em 27/05/1966, acontece o bombardeio americano sob Hanói. A Guerra do Vietnã entrava no seu auge.
Em 15/01/1991 – 23h45 (GMT) – Eclipse Anular do Sol. 

Na noite de 16/01/91 acontece a chamada “Operação Tempestade no Deserto”. Tinha início assim, a chamada “Guerra do Golfo”.

 

 

As sincronicidades são muitas, e também o momento que vemos a humanidade passar parece ser bem propício a isso.

Comentários