CiênciaMistérios

Um disco voador caiu em Marte em pouso forçado?

Em uma imagem obtida pelo Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, você pode ver o que à primeira vista parece ser um disco acidentado na superfície de Marte junto com um rastro do acidente deixados para trás.

O achado foi publicado recentemente pelo pesquisador Jean Ward em seu canal no YouTube.

Ward descreve:

“Apresento aqui uma anomalia que descobri no local Ceti Mensa, na região dos Valles Marineris. Parece um objeto em forma de disco que atingiu a superfície de Marte em um ângulo muito baixo e deixou uma trincheira para trás. O objeto em forma de disco mede cerca de 12 a 15 metros de diâmetro.”

Como alternativa, ele também considerou:

“[Pode ser] uma rampa que dá acesso a uma entrada subterrânea… Como sempre, até vermos essas anomalias de perto e pessoalmente, só posso especular o que esses objetos podem ser.”

Em relação ao local fotografado, deve-se destacar que Valles Marineris é o nome de um gigantesco sistema de cânions que percorre o equador do planeta Marte logo a leste da região de Tharsis. Seu nome é uma homenagem à sonda Mariner 9 da NASA, que descobriu esta importante característica da superfície marciana em seu voo orbital de 1971-1972. Suas dimensões são colossais, sendo 4500 km de comprimento, 200 km de largura e 11 km de profundidade, atingindo um quarto da circunferência equatorial do planeta.

A imagem onde a anomalia foi encontrada pode ser vista no site oficial da NASA dedicado à câmera MRO HiRISE.

Aqui, o vídeo onde a descoberta é analisada:

Realmente, a imagem não parece deixar nenhuma dúvida de que algo circular pousou forçadamente (ou mesmo caiu) na superfície do planeta vermelho, deixando um longo rastro até parar completamente.

Mas como sempre, a NA$A tem uma desculpa na ponta da língua.
Eu acredito mesmo que eles já ensaiam antes todas essas desculpas para qualquer evento anormal que saia fora da caixinha, pegando até eles de surpresa.

JP em 06.12.2021

Comentários

Botão Voltar ao topo