AstronomiaMundoNaturezaTerra

Tornados poderiam coincidir com o caminho do eclipse solar total em 8 de abril

Tornados poderiam coincidir com o caminho do eclipse solar total em 8 de abril

O “beco dos tornados” (Tornado Alley) é um termo coloquial usado nos Estados Unidos para designar uma ampla faixa de território do país onde se tem as melhores condições para a formação de tornados.

A área das grandes planícies é relativamente plana e isso permite que o frio ar polar do Canadá se encontre com o cálido ar tropical do golfo do México.

Quando estas duas massas de ar se encontram é que se formam a maioria dos tornados mais poderosos.

Embora não exista uma delimitação oficial, esta faixa estaria compreendida entre as montanhas Rochosas e os montes Apalaches, região que justamente se sobrepõe ao percurso do Grande Eclipse Americano, que ocorrerá em 8 de abril de 2024, em plena temporada de tornados.

Isso nos levará inevitavelmente a fazer a seguinte pergunta: poderíamos ter uma combinação de fenômenos naturais e astronômicos nesse dia?

A resposta é sim. E embora possa ser muito precoce para oferecer um prognóstico confiável, contamos com dados históricos sobre a frequência de tornados naquela data.

O mapa da NOAA acima, por exemplo, mostra a probabilidade de um tornado dentro de uma raio de 40 quilômetros, com base na atividade histórica de 1982 até 2011.

A cor laranja mais escura indica uma maior probabilidade de tornados.

De acordo com este mapa, as zonas mais propensas a experimentar um tornado no dia do eclipse são ao redor de Dallas e Fort Worth no Texas, assim como no sul de Oklahoma, cruzando a fronteira.

Certamente que, ao chegar o momento, os moradores destas áreas deverão estar atentos ao prognóstico do tempo, tomando as precauções necessárias tanto para um eclipse solar quanto para um tornado potencialmente destrutivo.

E não somente tornados.
Terremotos estão previstos.

Não existe nada separado entre a Natureza terrestre e a natureza cósmica.

As separações existentes se devem tão somente à nossa ignorância sobre essas conexões cósmicas.

JP em 18.03.2024

Comentários

Botão Voltar ao topo