
Solidão e Solitude
A solidão e a solitude são frequentemente confundidas, mas possuem significados distintos.
A solidão é a experiência de estar sozinho e sentir-se vazio, isolado, enquanto a solitude é o estado de estar sozinho por escolha e encontrar prazer ou paz nesse estado.
Ou, em outras palavras,
na solidão, você realmente se sente vazio, sozinho, deslocado, deprimido, mesmo cercado de pessoas.
E na solitude, você realmente se sente pleno, completo, preenchido e satisfeito consigo mesmo, ainda que ninguém esteja do seu lado.
No final das contas, solidão e solitude são estados de espírito que não dependem das pessoas ao redor, mas sim, DA PESSOA INTERIOR, que se torna capaz ou não de se conectar com outras camadas de realidade que transcendem esse mundo horizontal e tedioso, repleto de pessoas horizontais e tediosas, que não preenchem nem a si mesmas e nem a qualquer outro.
Solitude é encontrar o canal interior da PRESENÇA DE DEUS, enquanto solidão é ficar correndo atrás de pessoas ideais que possam dar algum sentido para a nossa vida, quando ela se torna vazia e sem sentido.
Em termos gramaticais, as duas palavras têm a mesma origem no latim SOLITUDO, que significa ESTAR SOZINHO.
Mas existem muitas formas de se estar sozinho, seja experimentando tristeza e vazio interior, seja experimentando alegria e um contágio de felicidade que não vem deste mundo, mas de outros, quando a alma se conecta com outras presenças de maneira transcendental.
A mesma alegria e preenchimento interior que sentimos quando praticamos meditação, ou a arte de abrir o canal interior da alma para aquelas presenças que não são deste mundo.
Porque ninguém nunca está sozinho em parte alguma, mas o estilo de vida da humanidade é que se depara com esse vazio interior que se torna frustrado em sua incapacidade de preencher a própria alma com coisas maiores do que materialismo, sensações físicas e a companhia de outras pessoas vazias como ela.
Então, solidão é falta de Deus?
Mas com certeza!
Solidão é a perda da conexão com Deus por meio da destruição dos valores da alma capazes de tal conexão, valores esses cultivados em larga escala por essa humanidade vazia e que optou pela maldade no coração.
Solidão é cair diariamente no abismo da falta de sentido e propósito de vida, quando, com desespero, se percebe que todo o resto é ilusão passageira de consumo.
A solidão é um dos piores sintomas da doença chamada ilusão, quando você realmente acredita que coisas materiais e pessoas possam lhe dar felicidade e sensação de preenchimento interior.
Quando alguém se isola para buscar a conexão divina, ele experimenta a solitude, mas quando alguém despreza o chamado interior e a conexão divina para correr atrás de pessoas fúteis e atividades banais em busca de alguma alegria, começa então a sentir solidão.
Porque jamais vai encontrar a si mesmo nesse caminho.
JP em 24.04.2025