Terra

Putin ameaça usar armas nucleares: ‘Isso não é um blefe’

O presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou o uso de armas nucleares enquanto intensificava sua invasão da Ucrânia.

Putin anunciou a mobilização parcial dos reservistas de seu país em um discurso na quarta-feira , quando também acusou infundadamente o Ocidente de ameaçar usar armas nucleares e apontou para o próprio arsenal nuclear da Rússia, como contou o site Business Insider.

Putin acusou o Ocidente de “chantagem nuclear”, dizendo que as nações ocidentais encorajaram a Ucrânia a bombardear a usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pelos russos, na Ucrânia. A Ucrânia disse que a Rússia foi responsável pelo bombardeio de Zaporizhzhia. 

Ele também disse que as autoridades dos países da Otan falaram “sobre a possibilidade e admissibilidade de usar armas de destruição em massa contra a Rússia – armas nucleares”.

Funcionários da OTAN não ameaçaram a Rússia com armas nucleares. No entanto, Putin ofereceu um cenário no qual ele lançaria um ataque nuclear.

“Aos que se permitem fazer tais declarações sobre a Rússia, gostaria de lembrar que nosso país também possui vários meios de destruição, e para alguns componentes mais modernos que os dos países da OTAN”, disse.

“E se a integridade territorial de nosso país estiver ameaçada, certamente usaremos todos os meios à nossa disposição para proteger a Rússia e nosso povo. Isso não é um blefe.”

A referência de Putin à “integridade territorial” veio ao lado dos esforços do Kremlin para organizar referendos para anexar formalmente as partes da Ucrânia que seus militares capturaram.

Esse processo – que autoridades ocidentais denunciaram como ilegítimo – pode dar a Putin um pretexto para reivindicar uma definição mais ampla de território “russo”, incluindo essas partes da Ucrânia.

Como John Haltiwanger, Jake Epstein e Dhany Osman, do Insider, relataram, o discurso de Putin representou um amplo aumento do esforço de guerra da Rússia após semanas de contratempos, onde a Ucrânia recuperou inesperadamente vastas áreas de território.

Algumas figuras públicas russas ameaçaram repetidamente com ataques nucleares enquanto o conflito na Ucrânia continuava. O próprio Putin levantou a perspectiva de uma escalada nuclear no primeiro dia da invasão da Ucrânia em fevereiro.

Mas vários especialistas disseram anteriormente ao Insider que é improvável que a Rússia use armas nucleares, mesmo que faça a ameaça.

Comentários

Botão Voltar ao topo