Terra

Primeira vez: NASA se prepara para proteger a Terra de colisão com asteroide nesta segunda, entenda a ameaça

A semana começa com uma missão especial de defesa planetária da NASA. A ideia é atingir um asteroide para desviar sua órbita e treinar para uma ameaça maior que pode um dia atingir a Terra.

Uma animação da colisão esperada da espaçonave Double Asteroid Redirection Test e Dimorphos.CréditoCrédito…NASA/Johns Hopkins/APL

A Agência Espacial dos EUA diz que ainda não há dados suficientes para afirmar que os asteroides representam um risco real de colidir com a Terra nos próximos 100 anos, mas essa hipótese está descartada mesmo em um futuro distante.

Na segunda-feira, dia 26, foi realizada a primeira missão, usando uma espaçonave especial chamada DART (Double Asteroid Redirection Test) para desviar potenciais ameaças cósmicas com o impacto dinâmico da colisão de dois objetos. Programa de Defesa da Terra da NASA. Após o impacto, o asteroide deve mudar sua órbita.

m asteróide cuidando de seu próprio negócio não muito longe da Terra está prestes a ser atropelado por um visitante do nosso planeta.

Na segunda-feira, a espaçonave Double Asteroid Redirection Test da NASA, ou DART, deve colidir com Dimorphos, um pequeno asteroide que é a lua de uma rocha espacial maior, Didymos. 

Embora esses dois objetos próximos da Terra não representem uma ameaça imediata ao nosso mundo, a NASA lançou o DART no ano passado para testar uma técnica que poderia um dia ser usada para defesa planetária. Aqui está o que você precisa saber sobre a missão, conta o NY Times.

O DART está programado para colidir com Dimorphos a 14.000 milhas por hora às 19h14, horário do leste da segunda-feira.

A NASA Television transmitirá a cobertura do final desta missão a partir das 18h. Ou você pode assistir no player de vídeo incorporado acima.

Asteroide NASA

Se tudo o que você quer assistir é um fluxo de fotos da espaçonave quando ela se aproxima do asteroide, o canal de mídia da NASA começará a transmiti-las às 17h30.

Comentários

Botão Voltar ao topo