O ônibus espacial reutilizável secreto da China lançou um objeto em órbita, de acordo com dados de rastreamento da Força Espacial dos EUA.
A China realizou o segundo lançamento de sua “nave espacial experimental reutilizável” de Jiuquan no deserto de Gobi no topo de um foguete Longa Marcha 2F em 4 de agosto.
O ônibus espacial já está em órbita há 90 dias. Duas semanas atrás, a espaçonave elevou seu perigeu – ou o ponto durante sua órbita em que uma espaçonave está mais próxima da Terra – para mudar para uma órbita quase circular de 597 por 608 quilômetros.
Em um desenvolvimento mais recente, o 18º Esquadrão de Defesa Espacial da Força Espacial dos EUA rastreou um objeto próximo ao avião espacial. O banco de dados Space-track.org adicionou uma nova entrada para um objeto em uma órbita semelhante à da espaçonave em 31 de outubro (NORAD ID 54218 (2022-093J COSPAR ID)).
O objeto – cuja natureza é desconhecida – provavelmente está muito próximo do ônibus espacial e, portanto, só entrou no banco de dados quando pôde ser discernido como um objeto separado e discreto com alto nível de confiança.
Robert Christy, da Orbital Focus , observa que a liberação do objeto pode ter ocorrido a qualquer momento entre 24 e 31 de outubro, realizando manutenção da estação para permanecer próximo ao espaço-lugar.
A China não divulgou nenhuma atualização sobre a missão desde uma declaração concisa anunciando o lançamento da espaçonave. Nenhuma imagem da embarcação foi publicada.
Esta não é a primeira vez que a espaçonave ejeta um objeto. O avião espacial da China lançou um objeto em torno de duas órbitas antes de sair de órbita no final de sua primeira missão de dois dias em setembro de 2020. O objeto transmitiu transmissões em banda S por semanas depois.
Uma possibilidade é que o objeto seja um pequeno satélite para monitorar o ônibus espacial. As cápsulas da tripulação chinesa lançaram anteriormente pequenos satélites companheiros ‘Banxing’ para fins de monitoramento. Também poderia ser um teste para a implantação de pequenas cargas de satélite em órbita.
Outra explicação possível é que o objeto é um módulo de serviço, observou o astrônomo e rastreador de espaçonaves Jonathan McDowell em um tweet .
Pouco se sabe sobre o projeto do ônibus espacial da China. As autoridades espaciais chinesas guardaram de perto as operações de lançamento e só anunciaram suas duas missões quando a espaçonave estava em órbita.
Pistas sobre as dimensões e a forma da nave apareceram em agosto, no entanto, com imagens aparentes da carenagem da carga útil para a missão aparecendo online.
O Ônibus Espacial
A espaçonave parece estar relacionada ao desenvolvimento de um segmento orbital de um sistema de transporte espacial de dois estágios para órbita totalmente reutilizável. Um segmento suborbital – com decolagem vertical e pouso horizontal – teve um segundo voo em setembro deste ano.
O projeto recentemente adquiriu financiamento em nível nacional da Fundação de Ciências Naturais da China.
O projeto é visto para apoiar a construção do poder científico e tecnológico da China, poder aeroespacial e poder de transporte, e tem valores práticos sociais, tecnológicos, econômicos e outros valores de aplicação, de acordo com a Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos Lançadores (CALT), que está desenvolvendo o veículos.
Por quanto tempo a espaçonave permanecerá em órbita é desconhecido, mas é provável que, como em seu primeiro voo, aterrisse na base de Lop Nur em Xinjiang. Imagens de satélite sugerem atividade recente perto do local de pouso.
Uma análise da órbita do ônibus espacial feita por Christy sugere que a espaçonave teve a oportunidade de sair de órbita e pousar em Lop Nur, o local para o pouso da primeira missão, no final de 1º de novembro UTC.
A nova órbita tem rastros terrestres repetidos aproximadamente a cada 71 horas, o que significa que a espaçonave fará passagens sobre Lop Nur e terá oportunidades de pousar uma vez a cada três dias. As oportunidades durante as próximas semanas, no entanto, envolveriam um pouso durante a noite local.
Outros projetos de naves espaciais ou aviões espaciais reutilizáveis estão sendo considerados na China. A China Aerospace Science and Industry Corp. (CASIC) está trabalhando em seu próprio avião espacial , chamado Tengyun, enquanto a empresa comercial Space Transportation levantou no ano passado mais de US$ 46,3 milhões para seus planos de aviões espaciais hipersônicos.
Várias empresas de foguetes chinesas também criaram apresentações, incluindo pequenos aviões espaciais sendo lançados sobre conceitos de foguetes líquidos.