AstronomiaHermetismoMistériosMundo

O intrigante disco solar na antiga fortaleza dácia de Sarmizegetusa Regia, na Romênia

O intrigante disco solar na antiga fortaleza dácia de Sarmizegetusa Regia, na Romênia

Ele faz parte do acervo das fortalezas dácias das montanhas Orastie, na Romênia, construídas nos séculos I a.C. e d.C. como proteção contra a conquista romana , e desempenharam um papel importante durante o Império Romano das Guerras Dácias .

Seus extensos e bem preservados vestígios apresentam a imagem de uma civilização antiga, vigorosa e inovadora. Hoje, caçadores de tesouros às vezes vasculham a área, pois a Romênia não tem legislação neste domínio.

A cidade de Sarmizegetusa Regia era a capital e a principal fortaleza do reino dácio, provavelmente construída em meados do primeiro século a.C. Consistia em muros e fortificações perimetrais, um recinto sagrado e uma área de assentamento principalmente para nobres e servos de apoio. Estava localizada no topo de uma colina de 1.200 metros (3.900 pés) com excelente visibilidade das terras ao redor.

O recinto sagrado ficava no lado leste da cidade, com uma praça proeminente e santuários circulares. Havia duas áreas de assentamento, uma no lado leste e uma maior no oeste. Além de moradias, incluíam oficinas, edifícios de armazenamento e áreas de processamento agrícola.

Sarmizegetusa_Regia (ruínas) e o disco solar (centro direita)

Sarmizegetusa foi o principal centro militar, religioso e político da Dácia. Erguida sobre o alto de uma montanha de 1200 metros de altitude, a cidade-fortaleza era o centro de um sistema defensivo estratégico localizado nas Montanhas Oraştie (na atual Romênia), que consistia de seis cidadelas.

A fortaleza, um quadrilátero formada por gigantescos blocos de pedra (Muro Dácico), foi construída sobre cinco terraços, e ocupa uma área de quase 30 000 metros quadrados. Sarmizegetusa também era o local de um recinto sagrado – um dos mais importantes (e o maior) santuário dácio.

O disco solar

O Disco Solar de 2.300 anos na Fortaleza Dácia de Sarmizegetusa Régia, na Romênia. É um calendário astronômico, uma prova da compreensão avançada dos movimentos celestes pelos Dácios.

Ele aparece dividido em doze faixas, descrição zodiacal e talvez mecanismos de alinhamentos com planetas, eclipses e estrelas, como vários outros monumentos deste tipo do mundo antigo.

Sarmizegetusa Régia (muralha oeste)
Comentários

Botão Voltar ao topo