CiênciaMistérios

O Efeito Coriolis e a rotação do Universo – um padrão cósmico?

Eu já tinha considerado o modelo do duplo cone em teorias cosmológicas em movimentos de mudança de dimensão, ou simplesmente a representação de buracos de minhoca numa outra disposição e arranjo.

Mas agora, vejo que cada um dos dois cones da imagem representativa estão a girar em sentidos opostos, um horário, e outro anti-horário. Essa é a simbologia completa que nos leva a outra questão:

A rotação do Universo.

“Ao mapear o movimento das galáxias em enormes filamentos que conectam a teia cósmica, astrônomos acreditam ter encontrado evidências de que estes filamentos astronômicos giram na escala de centenas de milhões de anos-luz”.

Esse modelo descrito parece mostrar um conceito vinculado a Wormholes, e que define zonas de contato entre pontos de rotação inversa (nas duas extremidades do wormhole) como num efeito de torção de um cilindro no seu ponto médio, fazendo uma de suas pontas girar no sentido horário, e a outra ponta, no sentido anti-horário.

A torção nas extremidades do cilindro (uma das propostas para a forma do espaço neutro) também acrescenta o conceito de vórtice ao modelo do duplo cone, e se um portal numa das entradas de um wormhole gira num sentido, o portal na extremidade oposta girará no sentido inverso.

Isso lembra o padrão da própria Terra em seu movimento de rotação, gerando o efeito Coriólis.

O efeito Coriolis ou Pseudoforça de Coriolis é uma força inercial que age sobre corpos que estão em movimento em um referencial não inercial que, em relação a um referencial inercial, possuí movimento de rotação.

Os ventos dos furacões que nascem no hemisfério norte sopram em sentido anti-horário, enquanto os ventos daqueles que nascem no hemisfério sul sopram em sentido horário. Isto acontece por causa da rotação da Terra e do chamado efeito Coriolis, que entorta os ventos em direções opostas em cada um dos hemisférios.

O Universo está em rotação, e o efeito coriólis pode ser aqui aplicado numa escala macro, no padrão das galáxias e seus torvelinhos, bem como sobre os filamentos da teia cósmica.

A dinâmica dos wormholes e seus vórtices extremos girando em direções opostas parece ilustrar um comportamento padrão do Universo em movimento de rotação.

JP em 20.01.2023

Comentários

Botão Voltar ao topo