CiênciaTerra

Marburg – OMS confirma surto de um dos vírus mais letais do mundo

A Guiné Equatorial registrou 9 mortes e 16 casos suspeitos. O vírus pertence à mesma família do Ebola e tem uma taxa média de mortalidade de 50%. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) convocou uma reunião de emergência nesta terça-feira (14) para tratar do surto do vírus Marburg na Guiné Equatorial. Isso já matou nove pessoas e obrigou o país africano a declarar estado de alarme.
Este vírus pertence à mesma família do Ebola e é um dos vírus mais perigosos do mundo.
A taxa de mortalidade entre os infectados é de 50% em média, mas pode chegar a 88%, dependendo do tipo de vírus e do estado de saúde do paciente.

Em comunicado à Agência Lusa, o Ministério da Saúde da Guiné Equatorial identificou uma “situação epidemiológica atípica” no distrito de Nsok Nsomo, após a morte de pessoas com sintomas como febre, fraqueza, vómitos e diarreia sanguinolenta.

O vírus foi confirmado por amostras enviadas ao Senegal para análise. Até agora, as autoridades relataram 9 mortes e 16 casos suspeitos, dos quais 14 são assintomáticos e 2 são leves. Além disso, 21 pessoas estão em quarentena e sob vigilância por terem tido contato com mortos, e outras 4.325 estão em isolamento domiciliar.

Segundo o ministro da Saúde da Guiné Equatorial, Ondo’o Ayekaba, as mortes ocorreram entre 7 de janeiro e 7 de fevereiro, como conta o site NewsUn.

Uma suspeita de morte em 10 de fevereiro está sob investigação. A Guiné Equatorial está localizada na África Central e é um dos nove países membros da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), incluindo o Brasil. As áreas afetadas pelo surto foram áreas rurais densamente arborizadas perto da fronteira Gabão-Camarões. 

Comentários

Botão Voltar ao topo