TerraMistérios

Fotografia revela corredor secreto na Grande Pirâmide de Gizé

Uma equipe de arqueólogos identificou e mapeou os corredores secretos da Grande Pirâmide de Gizé que se suspeitava existirem desde 2016. O corredor tem 9 metros de comprimento e 2,1 metros de largura.

Este domingo, as primeiras fotos do corredor surgiram nas redes sociais do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

“Numa conferência de imprensa internacional em frente à Grande Pirâmide de Khufu, o Ministro anunciou os resultados do projeto de exploração ‘Scan Pyramid’.
Um corredor de 9 metros de comprimento e 2,10 metros de largura foi encontrado na parede norte da Grande Pirâmide. 

Acredita-se que o claustro tenha sido criado durante a construção para distribuir o peso da pirâmide ao redor da entrada principal. Os resultados do estudo foram publicados na semana passada na Nature Communications. 

Mas existem outras teorias que explicam o que os cientistas chamam de “Grande Vazio”. Alguns especialistas argumentam que as cavidades podem ser resultado de como as pirâmides foram construídas.

Ainda não se sabe o que esse corredor secreto esconde, mas a equipe espera encontrar “algo importante” em breve.

Uma teoria um pouco mais empolgante é que o corredor pode levar a uma câmara mortuária secreta. Quando a pirâmide foi aberta e explorada pela primeira vez, os arqueólogos descobriram várias salas. Entre eles estava um contendo um sarcófago que se acredita conter o próprio Khufu. Mas quando o sarcófago foi aberto, estava vazio, explica o IFLScience.  

Comentários

Botão Voltar ao topo