Ciência

Estranho objeto espacial em forma de X desafia especialistas da NASA!

Especialistas da NASA, estão tentando descobrir um estranho fenômeno espacial que os chocou recentemente.

Eles descobriram que um objeto desconhecido em forma de X está se movendo pelo espaço a uma velocidade tremenda, que chega a 11 mil milhas por hora.

Os cientistas examinaram o céu em busca de asteróides que poderiam representar uma ameaça potencial ao nosso planeta. Então eles avistaram um objeto voando pelo espaço.

O objeto peculiar, apelidado de P/2010 A2, foi encontrado no cinturão de asteroides, um reservatório de milhões de corpos rochosos entre as órbitas de Marte e Júpiter. Supõe-se que os encontros entre asteroides sejam comuns e destrutivos, mas Jewitt estima que asteroides de tamanho modesto realmente colidem uns com os outros cerca de uma vez por ano.

Quando os objetos colidem, eles injetam poeira no espaço interplanetário. Mas até agora, os astrônomos confiavam em modelos para fazer previsões sobre a frequência dessas colisões e a quantidade de poeira que elas produzem.

As imagens do Hubble, tiradas de janeiro a maio de 2010 com a Wide Field Camera 3, revelam um objeto pontual com cerca de 120 metros de largura, com uma longa cauda de poeira fluindo atrás de um padrão em forma de X de um tipo nunca visto antes. As observações também mostram que o objeto manteve sua forma de X mesmo quando o campo de detritos se expandiu lentamente. Estima-se que os tamanhos das partículas na cauda variem de cerca de 1 milímetro a 2,5 centímetros de diâmetro.

Eles originalmente sugeriram que poderia ser um cometa. O astrônomo Jim Scotty, que participou do projeto especial Spacewatch, disse que os cientistas nunca viram nada assim antes. Especialistas imediatamente relataram sua descoberta à NASA.

Depois disso, eles tentaram medir o objeto em forma de X. A estrutura foi encontrada para ter mais de 1.500 milhas de largura. É diferente de qualquer cometa que os cientistas tenham visto antes.

Dr. Scotty descreveu este estranho objeto em grande detalhe. Tem uma cauda muito longa e estreita. Algo muito estranho está acontecendo em torno do topo do objeto, que os especialistas não podem explicar no momento.

O objeto continuará a ser monitorado. Em um futuro próximo, é possível que astrônomos ou representantes da NASA recebam pelo menos algumas informações sobre o que realmente é – um cometa ou outra coisa que ninguém viu antes. No momento, não há suposições sobre a origem do objeto, então resta apenas esperar que os cientistas descubram o próximo segredo.

***********

Matéria completa

https://esahubble.org/news/heic1016/


JP em 23.06.2022

Comentários

Botão Voltar ao topo