Enxame sísmico na península de Reykjanes (Islândia) pode estar anunciando forte terremoto

26 de fevereiro de 2021 por AT

Desde 24 de fevereiro de 2021, já existem cerca de 5.000 terremotos que foram registrados na península de Reykjanes.

Dois terremotos estão incluídos nesta sequência sísmica: um de 5,7 graus às 10h05 (UTC) e outro de 5,0 graus, às 10h30 (UTC), conforme confirmado pelo Escritório de Meteorologia. 

Esses terremotos foram seguidos por outros 4,8 graus perto de Kleifarvatn às 12:37 horas (UTC).

O sistema de detecção de terremotos do Escritório Meteorológico da Islândia detectou 11 terremotos de magnitude superior a 4,0 graus e vários terremotos de 3,0 graus. Todos eles foram sentidos em grande parte da Islândia, ao norte de Húnabing e a oeste de Ísafjörður.

Mas, parece que este enxame não parou, já que nesta mesma manhã de 26 de fevereiro, outro terremoto de 3,2 graus ocorreu a 2 quilômetros (1,2 milhas) de Fagradalsfjall, sendo sentido em todos os arredores.

Devido à persistente atividade sísmica, a população é solicitada a evitar terrenos onde possam ocorrer avalanches de rochas ou deslizamentos, pois as chances de ocorrência desses eventos aumentam.

Embora a verdade seja que a atividade sísmica na Península de Reykjanes esteja aumentando por cerca de um ano, o enxame sísmico se intensificou desde 24 de fevereiro. A sequência sísmica é dividida em várias seções, tornando difícil prever exatamente o que acontecerá, embora os cientistas prevejam dois cenários possíveis:

Que a atividade sísmica diminui durante os próximos dias ou semanas.

Ou que a atividade sísmica aumente e que terremotos de maior magnitude possam ser registrados, de até 5,5 a 6,5 ​​graus.

Certamente, dadas essas duas possibilidades, o mais sensato é recuperar o atraso rapidamente para saber como agir em caso de um grande terremoto e se preparar para essa possível emergência.

Leia também  Novos tremores de terra são registrados em Pernambuco

Imagem mostrando a sismicidade da região da Península de Reykjanes. Crédito: EMSC
(Alerta Tierra)
*******************

Comentários
Compartilhar