Tecnologia

A menor Bíblia do mundo vai para o Espaço!

Eytan Stibbe levará 1,2 milhão de letras do texto sagrado da Torah gravadas em nanochip de silício de 0,5 milímetro quadrado para a Estação Espacial Internacional já no final de março; “Ele simbolizará a harmonia entre tecnologia inovadora e nossa herança”, diz ele.

O Museu de Israel em Jerusalém, onde a Nano Bíblia geralmente é exibida ao lado dos históricos Manuscritos do Mar Morto, emprestará a Bíblia única a Eytan Stibbe – que decolará para a Estação Espacial Internacional no final de Março de 2022 como membro da equipe de astronautas Ax-1.

“A Bíblia é o texto mais antigo e importante para o povo judeu e um dos mais importantes para o mundo inteiro. Uma pedra angular da cultura humana”, disse o Prof. Uri Sivan, o criador da primeira Nano Bíblia e presidente do Technion.

“A Nano Bíblia e sua jornada no espaço ligam a distância e o tempo entre o passado e o futuro, entre a cultura humana antiga e a fronteira tecnológica.”

O próprio Stibbe ecoou o sentimento de Sivan, acrescentando que levar a Nano Biblia para o espaço “simbolizará a harmonia entre a tecnologia inovadora e o respeito por nossa herança, como humanidade”

“É um texto antigo que foi escrito com tecnologia inovadora e que nos permite olhar com esperança para o futuro e ao mesmo tempo com um sorriso no passado. Aguardo a oportunidade de olhar para esta maravilha tecnológica no espaço.”

A Nano Bíblia foi concebida pelo Prof. Sivan e seu aluno de doutorado Ohad Zohar em 2007, como parte de um programa educacional desenvolvido no Technion e projetado para estimular o interesse dos jovens em nanociência e nanotecnologia.

A cópia que Stibbe levará consigo para o espaço foi criada pelos engenheiros do Technion em homenagem às comemorações do jubileu do Museu de Israel em 2015 .

Outra cópia foi feita em 2009 e apresentada como maravilha técnica ao Papa Bento XVI pelo então presidente Shimon Peres .

********

Infelizmente, no principal lugar onde deveriam realmente estar as Sagradas Escrituras da Divina Sabedoria, que é o lugar do entendimento no coração humano que se transformou por essa sabedoria, a Bíblia ainda não está. E se isso não acontece, de nada vale tecnologia ou modernidade levarem a Bíblia para o espaço vazio, tão frio e vazio de Deus quanto o coração do homem moderno.

JP em 18.03.2022

Comentários

Botão Voltar ao topo