EspiritualidadeTecnologia

Vaticano colocará em órbita uma mensagem de esperança do Papa

Uma mensagem de fé e esperança entregue pela primeira vez pelo Papa Francisco no meio do bloqueio de coronavírus de 2020 será enviada ao espaço, anunciou o Vaticano na segunda-feira.

O discurso do pontífice rezando sozinho em uma Praça de São Pedro vazia foi transformado em um “nanolivro” com menos de dois milímetros de largura, que será lançado em órbita em 10 de junho.

Ele viajará ao redor da Terra em um satélite construído especificamente a uma altitude de cerca de 525 quilômetros, despachado em um foguete SpaceX Falcon 9 da Vandenberg Space Force Base, na Califórnia.

O projeto “Spei Satelles” (Satélites da Esperança em latim) —cujo custo e financiamento não foram revelados—está sendo coordenado pela Agência Espacial Italiana em conjunto com várias instituições italianas.

O presidente da agência, Giorgio Saccoccia, disse que o Vaticano pediu “uma solução que permitisse que as palavras de esperança do Santo Padre cruzassem as fronteiras da Terra e alcançassem do espaço o maior número possível de mulheres e homens em nosso conturbado planeta”.

Em 27 de março de 2020, o papa exortou os seguidores que se sentiam “com medo e perdidos” diante do que era então um novo vírus aterrorizante a terem fé.

O projeto não é o primeiro encontro do pontífice com o espaço – em 2017, ele fez uma videochamada com astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), onde perguntou sobre “o lugar do homem no universo”.

Seis anos antes, seu predecessor Bento XVI também tocou a ISS.


Jesus Cristo não precisou de tecnologia para espalhar sua mensagem ao mundo. Quando o ser humano é grande, sua mensagem é ouvida pelo mundo inteiro.
Mas quando ele é pequeno, nem tecnologia resolve.

JP em 28.03.2023

Comentários

Botão Voltar ao topo