Os cientistas descobriram uma abertura até então desconhecida situada a 100 quilômetros abaixo da superfície do planeta.
Conhecida como uma “passagem secreta” geológica, esta misteriosa abertura na camada intermediária da Terra foi descoberta sob o Panamá – um país com poucos vulcões ativos.
A região fica em uma linha de vulcões conhecida como Arco Vulcânico da América Central, que é produzida por uma zona de subducção onde a placa tectônica Cocos está empurrando a crosta oceânica para baixo da crosta continental das placas tectônicas da América do Norte, Caribe e Panamá.
O Panamá, que fica ao longo desta zona, deve ter uma quantidade significativa de vulcanismo, mas por algum motivo é relativamente silencioso – um mistério que tem deixado os cientistas coçando a cabeça há anos.
Porém, agora parece que a abertura recém-descoberta na placa tectônica Cocos pode estar permitindo que o material flua de um lado para o outro, poupando o Panamá do peso da atividade.
Esse ‘fluxo’ subterrâneo também parece possibilitar que o material do manto flua para o Panamá, vindo das Ilhas Galápagos – um processo nunca visto antes.
O geoquímico David Bekaert disse ao Live Science:
“Diferentes fontes de material geológico normalmente têm composições diferentes, então podemos rastrear a contribuição de diferentes regiões do manto.
Descobrimos que em lugares específicos da América Central, especificamente no oeste do Panamá e atrás do arco vulcânico na Costa Rica, temos algumas assinaturas exóticas [de geoquímica] que realmente se parecem com o que você tem nas Ilhas Galápagos.”
No entanto, compreender a natureza exata dos processos envolvidos exigirá um estudo mais aprofundado.
Como sempre dizemos aqui, a ciência moderna conhece mais do espaço aberto do que da própria casa, especialmente os andares de baixo…
JP em 21.12.2021