Templates by BIGtheme NET

Transcendência

 

 

Transcender começa com esquecer.

Digo, quando queremos transcender situações desagradáveis na vida, envolvendo pessoas, relacionamentos e sentimentos, coisas que são pesadas em nosso coração, e desejamos nos libertar de tudo, o primeiro passo é esquecer.

Somente esquecendo podemos perdoar.

Quem não esquece, não perdoa, por mais que tente.
Será um perdão da boca para fora.

Esquecer significa não carregar mais as coisas que machucam a memória.
Significa limpar seu jardim e queimar todo o entulho.
Depois de esquecer, vem o segundo passo: perdoar.

Muitos esquecem mas não perdoam.

Perdoar… significa não mais culpar tal ou qual pessoa por determinada ferida do passado. Significar libertar a pessoa da culpa, e libertar voce mesmo do ato de condenar a culpa daquela pessoa.
Como podemos ver, perdoar é deixar de fazer o papel de juiz.

É soltar a condenação, é retirar todas as culpas de uma pessoa, mesmo que a dor ainda exista no coração em função de faltas cometidas.

Mas… como é mesmo aquela parte da oração?
“… perdoai as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado os nossos devedores…”
Pois é.

Finalmente, após o perdão, vem o terceiro passo: o amor.
Voce deixa de ver a pessoa como culpada de suas dores e problemas porque já esqueceu o passado que contém tudo isso, e esquecendo, deixou de culpar a pessoa por ele. Mas falta agora colocar amor aí.
Amar a pessoa quer dizer, compreender a pessoa.

Por que as coisas aconteceram assim?

Tudo foi culpa dela, ou parte da culpa não foi dela?

Ou tinha que ser assim, ou de repente eu lhe devia aquilo de vidas passadas… ou era necessário ao meu crescimento e mudança interior… etc… ah…. quantas camadas e camadas de realidades subjetivas ao nosso próprio sentimento ferido se depositam em situações assim, camadas e camadas de nossa própria imagem refletida no espelho da auto-crítica, cada uma delas pedindo, exigindo o exercício da compreensão que leve ao amor consciente.

Olhar para aquela pessoa e situação, começar a compreender aquela pessoa, seus limites, falhas, suas próprias dores, suas carências, enfim, ver nela alguém tão sofredor e merecedor da liberdade como tu…

Pois bem, quando esse tipo de compreensão começar a brilhar no teu coração, então não haverão mais inimigos e culpados, apenas existirá o aprendizado do crescimento.

Porque o perdão completo só acontece quando voce compreende a situação por inteiro, e esse POR INTEIRO envolve voce também, envolve o seu grau de participação em tudo isso: porque não existem nem culpados e nem vitoriosos isolados no universo… todos nós temos parcelas de participação em tudo, seja em nossa vida, seja na vida dos outros.

A compreensão do perdão é mais complexa do que podemos imaginar..

E então, estarás pronto para o passo maior, o amor, que deve ser dirigido principalmente a tais pessoas porque, no final, voce vai descobrir, com espanto, que são elas que mais precisam desse tipo de amor da compreensão, que perdoou ao esquecer tudo.
E por uma incrível magia da sintonia do amor, a outra pessoa irá mudar também… irá se curar também, atraída pela cura que voce realizou em ti mesmo.

E quem sabe, se tornem os melhores amigos.
E então, terás dado o passo final desejado logo no começo: transcendência.

E o chumbo do rancor se tornou o ouro do amor.

O que não deixa de ser uma transmutação espiritual, com todo o seu valor encontrado na luz da consciência.

A consciência de ser livre de verdade…

 

JP em 06.07.2019

Comentários