Templates by BIGtheme NET

Satélite Brasileiro lançado ao espaço dará acesso à internet para 100% do Brasil?

satelite brasil internet 0517 400x800

 

 

Satélite brasileiro recentemente lançado ao espaço (partindo do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa) tem o objetivo de permitir que o acesso à internet pela banda larga faça uma cobertura de 100% do território do país.

Além disso, seu sinal também vai assegurar que as comunicações estratégicas governamentais trafeguem na rede com mais segurança.

Sinal de internet via satélite

Chamado de Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), ele vai transmitir dois tipos de conexão: a banda Ka, que vai fazer o Brasil inteiro ter acesso à internet; e a banda X, para comunicações dentro do governo, ambas com capacidade de 58 Gb.

O SGDC ficará em um mesmo ponto fixo no espaço, girando na mesma velocidade da Terra. Ou seja, acompanhando o movimento do planeta. E é exatamente por isso que ele será capaz de estabelecer uma rede de comunicações ou de monitoramento e vigilância, cobrindo toda a área de um país.

satelite internet brasileiro 0517 400x800

 

Desenvolvido pela empresa francesa Thales Alenia Space, o satélite – que custou em torno de R$ 2,7 bilhões, fica a cerca de 36km de distância da superfície da Terra, na direção do Equador (parte mais central do planeta), e sua operação e monitoramento será realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O lançamento será feito pelo foguete que se chama Ariane 5, da empresa francesa Arianespace, e possui 5.7 toneladas. Ele está carregando, além do SGDC, um segundo satélite, o KoreaSat-7, da Coreia do Sul.

O satélite deveria ter sido enviado ao espaço no dia 21 de março de 2017, mas teve que ser adiado para maio por causa de uma paralisação dos trabalhadores da Guiana Francesa, que durou um mês, mas já foi finalizada.

Fonte

 

 

 

Comentários