Templates by BIGtheme NET

Os Intrigantes Megalíticos de Tiya

As Pedras de Tiya fazem parte de um sítio arqueológico localizado na parte central da Etiópia, numa área conhecida como Gurage Zone. Os 36 monumentos megalíticos foram declarados como Patrimônio Mundial pela Unesco.

megaliticos-ToNoCosmos

Símbolos talhadas em estelas de Tiya.

Embora as construções de gigantescos megalíticos na Etiópia seja algo que ocorreu desde os mais remotos tempos, as Pedras de Tiya são ‘recentes’, datando entre os séculos XX e XV.

Muito pouco se sabe sobre esse sítio arqueológico de Tiya, além das descrições de sua forma física.

Esses grandiosos monumentos, ao que tudo indica, tiveram um significado cultural quando construídos, porém ainda continua sendo um enigma ainda não desvendado e poucos esforços foram feitos para decifrá-lo.

Tiya-ToNoCosmos

O desenhos de uma espada e outros símbolos curiosos talhados em uma pedra em Tiya.

Na cidade de Tiya há mais de 100 estelas (monumentos de pedra erguidos) de 3 tipos. Antropomórfico, que tem a forma humano, Fálico, altos e finos, e os que não são nem um nem outro, normalmente monumentos lisos. Todos os 3 tios são proeminente em Gurage Zone, com elaboradas decorações, incluindo símbolos como plantas, espadas e figuras humanas.

Os monumentos de Tiya são maiores que as estelas encontradas em outros lugares da área, tendo 32 de seus monumentos simbólicos alcançando cerca de 5 metros de altura.

Em abril de 1935, um dos monumentos de Tiya com o símbolo de uma espada talhada foi descoberto durante uma expedição alemã. Durante escavações tumbas também foram encontradas no local, com os corpos datando entre os séculos XXII e XIV, ao que tudo indica, teriam sido mortos em batalhas.

etiopia-tiya-TonoCosmos

Sendo declarado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1980, ainda há muitos mistérios sobre Tiya.

 

 

Comentários