Templates by BIGtheme NET

NY Times diz que a Rede Globo é ‘Manipuladora’

O canal de maior audiência da televisão brasileira recebeu o título de ‘manipulador’, pelo New York Times, um dos jornais mais conceituados do mundo.  A matéria publicada no site conta como a Rede Globo foge da realidade, controlando o que quer mostrar, e manipulando as informações que deseja, principalmente em questões políticas, ocultando o que realmente acontece.

so assisto - To no CosmosA revista The Economist, também publicou um artigo intitulado ‘Dominação Globo’, sobre a Rede Globo. Ela relatou que “91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, a assistem todo dia: o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, só se tem uma vez por ano, e apenas para a emissora detentora dos direitos naquele ano de transmitir a partida do Super Bowl, a final do futebol americano”.

Em qualquer lugar do Brasil que vamos, sempre vemos pelas lojas e bares uma televisão sintonizada na Rede Globo.

Um documentário acerca da História do Mundo em um canal fechado, por exemplo, não tem a mínima chance de competir com a TV aberta.

Pode soar estranho, mas um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (o mesmo que levanta algumas suspeitas sobre a veracidade de suas informações) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor.

rede globo - To no Cosmos

Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, seu favoritismo ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%.

Porém hoje em dia é comum vermos pessoas ‘Anti-Globo’, que não assistem ao canal. Vale lembrar que o Grupo Globo também é dona de canais como Sportv, Combate, Multishow, entre outros.

globo - To no CosmosAs críticas feitas pelo jornal à Globo, vão desde as novelas até os programas da emissora. Gigante da mídia cativa os telespectadores com novelas vazias e comentários ineptos no noticiário. “

Já se sabe que não há forma melhor de controlar a massa do que repetir uma mesma fábula. E é isso que os grandes canais de televisão fazem em sua maioria.

Talvez com o acesso facilitado à internet, o número de pessoas que usam a televisão como meio de receber notícias vem diminuindo, porém ainda é grande.

O vídeo abaixo mostra o câmera e a repórter parando a gravação após um morador fazer denúncias de que o governo sabia sobre a situação das barragens de Samarco/Vale.

Qualquer mentira dita por um desses grandiosos meios de comunicação, para a maioria, se tornará verdade absoluta em questão de segundos.

Comentários