Templates by BIGtheme NET

Novo retrato de Leonardo da Vinci é descoberto

Um esboço de Leonardo da Vinci aparece na mesma página do caderno de esboços que a cabeça de um jovem e as pernas de um cavalo. Foto: Royal Collection Trust

No 500º aniversário da morte do artista renascentista (em 1519), um esboço misterioso de um homem barbudo foi revelado como um dos únicos dois retratos sobreviventes dele feitos durante sua vida.

O desenho, que se acredita ter sido feito por um assistente, faz parte da Royal Collection e foi exibido em uma exposição no Palácio de Buckingham, marcando os 500 anos da morte de Leonardo.

Era um esboço rápido de uma folha dupla de estudos, a maioria deles feita pelo próprio mestre florentino da perna de um cavalo, em antecipação a um monumento que nunca foi concluído.

Martin Clayton, chefe de gravuras e desenhos do Royal Collection Trust, comparou-o com a única outra imagem contemporânea de Leonardo por seu aluno, Francesco Melzi. Ambos foram produzidos pouco antes da morte do artista em 1519 e revelam seus cuidados e ” barba luxuriante “que era relativamente rara na época, disse Clayton.

“O nariz reto e elegante, a linha da barba subindo na diagonal da bochecha até a orelha, um cacho caindo do bigode no canto da boca e os longos cabelos ondulados são exatamente como Melzi os mostrou em seu retrato”, ele disse.

Ele acrescentou: “Ao lado do retrato de Melzi, esta é a única outra semelhança contemporânea de Leonardo.
“No esboço, ele tem cerca de 65 anos e parece um pouco melancólico e cansado do mundo”.

“No entanto, a presença do retrato ao lado dos estudos para outro grande monumento equestre mostra que as ambições de Leonardo permaneceram intactas mais tarde”.

Ambos os retratos foram exibidos ao lado de 200 desenhos do artista em “Leonardo da Vinci: Uma Vida no Desenho”, lançado em 24 de maio.

Os desenhos da Royal Collection são mantidos como um grupo desde a morte do artista e provavelmente foram adquiridos durante o reinado do século XVII do rei da Inglaterra Carlos II.

https://www.thelocal.it/20190502/newly-identified-leonardo-da-vinci-portrait-on-show-in-london


Novo… em termos, porque o retrato tem uns 500 anos.
O fato é que Leonardo da Vinci parece mesmo eterno… e todos os anos, em algum lugar, alguém descobre uma obra perdida do maior gênio da humanidade.

Mesmo que os especialistas digam que este desenho pertence ao discípulo de Leonardo, ele me chama a atenção por possuir a fascinante técnica de Leonardo, que consegue dar vida aos seus desenhos mesmo com traços bastante simples e poucos… de modo que eu questiono a autoria defendida pelos especialistas.

Acredito que possa ter sido feito pelo próprio Leonardo.

E talvez Melzi tenha se inspirado neste desenho de Leonardo para, então, compor seu retrato que lhe é similar.

E não me passa um olhar distante ou cansado, porém, contemplativo… como era toda a sua alma, pura contemplação da beleza infinita!

JP em 28.01.2020

Comentários