Templates by BIGtheme NET

Mente, cérebro e consciência são a mesma coisa?

 

 

 

 

Mente é o instrumento da consciência, assim como um rádio ou TV veiculam informações. Quero dizer MENTE no sentido mais orgânico e cerebral do fenômeno, embora o termo MENTE muitas vezes se confunda e seja associado com consciência.

Tentarei uma analogia bem simples.

A mente está para o cérebro como a água está para o Jarro.
O jarro pode ser de vidro transparente ou de porcelana opaca, de barro rude ou de madeira. Cada cérebro, de cada ser vivo, em seu determinado ponto de evolução natural, seria essa jarra.
Nem todas as jarras permitem a visualização e a transparência da água em seu interior.

O cérebro humano seria uma jarra de vidro, que pode expressar (racionalmente) o que está contido na jarra, porém esse líquido pode estar impregnado de sujeira, ou de cores variadas, enfim, mostrando as diferenças entre cada nível de pensamento e consciência entre as pessoas diversas.

O ideal seria o líquido transparente, puro, porque por definição é o que melhor deixa atravessar a luz. Então, nesse conceito, todo racionalismo e toda impureza que turva a mente seriam os responsáveis pelos graus de bloqueio da percepção mental a toda forma de Luz (informação) externa.

Cérebro é o aparelho orgânico que permite à alma expressar sua Mente, sua Consciência, seus valores internos de LUZ. É a evolução interior da Mente, da Consciência que, por efeito, empurra a evolução orgânica do cérebro, lhe aumentando as percepções e as faculdades que melhor permitam expressar aquele aumento da consciência.

Efeito inverso, quando a alma cai nos valores baixos e inferiores, seu cérebro tende a involuir, e começa por perder certos poderes e faculdades, como luzes que se apagam e circuitos que se queimam…

A evolução não é um processo mecânico do universo, ela realmente depende das melhores escolhas conscientes da alma encarnada para poder ser programada num sentido de aperfeiçoamento: porque o que a consciência aprimora dentro de si, isso será transferido ao status evolutivo do corpo e do cérebro com o tempo, com toda certeza!

 

JP em 07.10.2019

Comentários