Templates by BIGtheme NET

Estranhos padrões geométricos brotando no deserto do Egito

Crops circles egípcios: time-lapse hipnotizante mostra círculos nas plantações em crescimento (Imagem: ESA)

 

Estranhas formas geométricas foram registradas brotando das areias do deserto, através do “time-lapse” realizado pelo ESA (Agência Espacial Européia)

 

Solucione o mistério

(time-lapse: denota a técnica fotográfica de tirar uma seqüência de quadros em intervalos definidos para registrar mudanças que ocorrem lentamente ao longo do tempo. Quando os quadros são mostrados na velocidade normal, ou em rápida sucessão, a ação parece muito mais rápida).

 

Os círculos das plantações (crops circles) são os estranhos padrões geométricos, muitas vezes intrincados, que aparecem misteriosamente da noite para o dia nos campos dos agricultores.

 

Crop circle 17.08.2001 UK

 

Existem muitas teorias sobre o que cria círculos nas plantações, variando do realista ao absurdo. E a mais recente filmagem do círculo das culturas – num hipnotizante time-lapse feito no deserto egípcio pelo ESA – tem uma explicação fascinante.

 

Veja a sequência registrada no vídeo:

 

Estes círculos são importantes para trazer água na área de East Oweinat, no Egito.

E isso é mostrado nesta série de imagens, assim como em outras regiões do Egito – um país com mais de 95% de deserto.

O Egito usa abordagens criativas para atender às crescentes demandas por alimentos, e isso inclui esses círculos de 800 m  de largura.

O “time-lapse” ilustra um método de irrigação usando água subterrânea antiga.

A água vem do Aquífero de Arenito da Núbia, o maior aquífero fóssil conhecido no mundo.

E a água é canalizada para a superfície através de um conjunto de sprinklers (borrifadores) girando em torno de um pivô central.

Aquela água resultante é emitida para sustentar colheitas básicas, incluindo trigo, batata e cevada, que prosperam na água fóssil com baixo teor de sal daquela área.

Grande parte do produto, em seguida, viaja através do aeroporto Sharq El Owainat, que abriu em 2003 e aparece à direita da animação.

 

Imagem aérea ampliada destes círculos de irrigação e as plantações ao redor

 

Também em exibição no time-lapse estão as dunas móveis do deserto, encontradas no canto superior esquerdo do quadro.

 

Os cientistas da ESA usam observações a longo prazo da Terra em parte para monitorar como o uso do solo muda com o tempo.

 

As 150 imagens incluídas neste vídeo time-lapse vêm de vários satélites Landsat dos EUA, bem como da missão Copernicus Sentinel-2 da Europa.

 

A ESA disse: “As mudanças nos últimos 21 anos são claramente visíveis quando mais campos se desenvolvem, mas os dados também mostram outras mudanças sutis dentro dos próprios campos.

 

“Esses dados podem ser usados ​​para monitorar mudanças na cobertura da terra ao longo do tempo.

 

“A preservação a longo prazo dos dados de satélite de diferentes missões garante que as mudanças na terra possam ser monitoradas através da análise de dados dos arquivos.”

 

Fonte
Express (UK)

*********************************************************

Interessante notar como esse desenvolvimento de uma agricultura em pleno deserto egípcio, com base em refinada tecnologia, foi formando, com o tempo, padrões geométricos regulares que, vistos do alto, e registrados quadro a quadro por satélites (time-lapse), acabaram se tornando semelhantes a padrões crop circle.

 

Uma coisa parece certa: toda vez que nos deparamos com padrões na natureza, sejam eles numéricos ou geométricos, pressentimos estar diante de alguma forma de comunicação.

 

JP em 10.05.2019

 

 

 

Comentários