Templates by BIGtheme NET

Cientistas identificam nova forma geométrica: “Escutóide”

Pesquisadores descobriram uma nova forma geométrica que tem estado escondida de nossa vista.

Uma equipe que estuda as células dão origem a embriões e podem ser encontradas revestindo nossos órgãos e vasos sanguíneos, identificaram uma forma tridimensional que ocorre quando dobram e as juntam.

 

scutoid

A nova forma, apelidada de “escutóide (scutoid)”, permite essas células epiteliais a se organizarem com mais eficiências, ao contrário de colunas ou formas de garrafas que os cientistas atribuíram anteriormente a esse processo.

As células epiteliais são os blocos construtores do desenvolvimento embrionário, e devem sustentar as dobras e torções que acontecem nas formações dos órgãos.

Nesse novo estudo, os pesquisadores descobriram que o processo se apoia em uma forma não descrita, permitido as células a manterem o máximo de estabilidade enquanto conserva energia.

Para chegar na base de sua natureza, os pesquisadores usaram modelos computacionais baseado no Diagrama de Voronoi.

 

escutóide

“Durante o processo de modelamento, os resultados que vimos foram estranhos”, disse Javier Gómez, da Universidade  Lehigh.

“Nosso modelo predisse que assim como a curvatura do tecido aumenta, formas de coluna e garrafa não eram apenas formas que as células podem desenvolver. Para nossa surpresa, a forma adicional nem sequer tinha um nome na matemática. Uma pessoa não costuma ter a oportunidade de nomear uma forma.”

A equipe analisou a forma tridimensional dos tecidos em animais diversos, e descobriram que eles adotam formas preditas pelo modelo.

Chamaram a nova forma de escutóide, por lembrar a caixa tóraxica de um besouro.

“Nós não desbloqueamos a solução natural para conseguir, eficientemente, uma flexão epitelial”, disse Javier.

 

escutóide-forma

De acordo com os pesquisadores, a forma é o mais eficiente método energético de organização celular.

“Além desse aspecto fundamento de morfogenia, a habilidade de gerar tecidos e órgãos no futuro, criticamente, depende da habilidade de entendimento, e então, controle, da organização tridimensional das células.”

A descoberta poderia provar os benefícios na criação de tecidos, disseram os pesquisadores.

Fonte

 

Comentários