Templates by BIGtheme NET

Cientistas explicam o porquê de tirar os sapatos ao entrar em casa

Os japoneses possuem um costume muito incomum para o povo do ocidente: tirar os sapatos antes de entrar em casa. Como muitos deles dormem em tatames, não é ilógico que eles tirem os sapatos antes de entrar em casa. Na verdade, isso acontece na maioria dos países asiáticos. E nos outros países do mundo, a maioria das pessoas não tira os sapatos antes de entrar em casa.

sapatos-ToNoCosmos

Agora a ciência explicou o porquê este costume é muito importante, evitando levar germes para dentro de casa. E o alerta é maior ainda para você que têm criança que engatinha pelo chão.

Os pesquisadores dos estados unidos, descobriram que em cerca de 40% dos sapatos, transportem uma bactéria chamada Clostridium difficile. Estes esporos são muito difíceis de tratar. Descobriram também, que a bactéria se espalha pela casa, e não ficando apenas no chão onde o sapato pisou.

O problema é que a bactéria é resistente a maioria dos antibióticos que existem no mercado. Isso faz a bactéria se proliferar e ir para o intestino, causando cólicas horríveis que são muito difíceis de tratar pela resistência aos antibióticos. Você não gostaria de ter esta bactéria em sua casa, gostaria?

O que mais existe em baixo dos sapatos?

Bom, existirá poeira, cocô de pássaro, cocô de cachorro, terra, e este lugar se forma um lugar muito propenso para proliferação de bactérias.

“Isso significa que as bactérias nocivas podem sobreviver em seus sapatos por dias ou até semanas.” – Dr. Reynolds, microbiologista da Universidade do Arizona

pantufachinelo-TonoCosmos

Os pesquisadores descobriram cerca de 421 mil tipos de bactérias em solas de sapato. A maioria dela, causa grande desconforto intestinal, e vômitos e diarreia, deixando o paciente com mal estar por alguns dias. Existem ainda bactérias que fazem mal ao pulmão e que podem causar pneumonia quando não tratadas.

Tirando seus sapatos antes de entrar em casa. Você vai precisar limpar a casa com menos frequência e além dos seus sapatos durarem mais, bem como o piso de sua casa. Mantenha uma sapateira perto da porta para que os convidados também façam isso.

Outro ponto positivo, é que as crianças poderão rolar no chão sem nenhuma preocupação, além de você andar descalço e estimular pontos de pressão nos seus pés.

E finalmente, seus vizinhos do prédio ficarão felizes por não haver barulho de sapatos em cima de suas cabeças quando você andar.

japaochinelos-TonoCosmos

Assoalho típico de casas no Japão e Coreia.

O ideal é ter uma pantufa ou chinelo próprio para dentro de casa ou quarto.

Fonte: LifeHack

Comentários