Templates by BIGtheme NET

Cientistas criam Cristais que possibilitam a respiração debaixo d’água

Imagine poder dar um mergulho no fundo do mar sem precisar de enormes e pesados tanques de oxigênio.

Isso é o que o ‘Cristal Aquaman’, como está sendo chamada a nova descoberta feita por cientistas da Universidade de Syddansk, na Dinamarca, consegue fazer. Sendo possível extrair oxigênio da água em tempo real, sem consumo de materiais, incluindo o próprio cristal, que é necessário em quantidades mínimas para o processo.

cristal respiracao - To no Cosmos

A substância é capaz de absorver e armazenar oxigênio a uma concentração quase 160 vezes maior do que a atmosfera, que tem 21% de O2 em sua composição.

Christine McKenzie, professora que participou do estudo publicado no site Publishing, afirma que o cristal também poderá ser importante para pacientes com câncer de pulmão, que precisam estar sempre ligados a pesados tanques de oxigênio.

“Esse mecanismo é bastante conhecido por todas as criaturas terrestres que respiram. Humanos e várias outras espécies usam ferro, enquanto crustáceos, aranhas e outros pequenos animais usam cobre. Pequenas quantidades de metais são essenciais para a absorção de oxigênio, então não é tão surpreendente assim ver esse efeito em nosso novo material”, diz McKenzie.

respiracao agua - To no Cosmos

Conforme publicado no ScienceDaily, o artefato funciona com o cobalto, que age como um filtro para as partículas de água, dissociando o oxigênio do hidrogênio. Além disso, sua capacidade de armazenamento é gigantesca, em especial sob alta pressão, como o fundo do mar. Apesar do tamanho, também, pela alta concentração de oxigênio, apenas uma colher de chá desses cristais seria equivalente ao oxigênio de 3 tubos pressurizados, ou o suficiente pra sugar todo o oxigênio de um quarto.

Comentários