Templates by BIGtheme NET

Astronautas ouviram sons vindo do Lado Oculto da Lua

Os astronautas que fizeram parte da missão Apollo 10 relataram ter ouvido sons estranhos e misteriosos, “um tipo de música espacial” enquanto sobrevoavam o lado oculto da Lua, em maio de 1969.

Apolo 10 - To no Cosmos

O som que lembra um assobio pode ser ouvido ao fundo da reportagem feita pela Science Channel. Esta constatação pegou de surpresa os exploradores espaciais na época, que, longe do alcance das frequências de rádio da Terra, não esperavam ouvir qualquer som.

Nas gravações da missão, os astronautas demonstram surpresa com os estranhos sons. No momento em que ouviram os ruídos, os astronautas estavam atrás da Lua, fora do radar do centro de controle – as gravações só puderam ser ouvidas depois que eles retornaram à Terra.

“Essa música soa com algo do espaço sideral, não?”, comenta o astronauta Eugene A. Cernam na gravação.

“Sim”, responde o comandante Thomas P. Stafford.

“Vocês também ouviram esse assobio?”, pergunta John W. Young.

“Soa como.. já sabem, o espaço sideral”, insistiu Cernan. “Me pergunto o que pode ser”, seguiu Young.

O som dura cerca de uma hora, até que desaparece. “Cara, ficou silencioso”, disseram os astronautas, segundo o site BBC.

Depois do incidente, os astronautas ponderaram se deveriam ou não passar tal informações aos seus superiores.

Apolo X - To no Cosmos

A Missão Apolo X, foi a que antecedeu a missão que levou o homem a pisar na Lua.

As transcrições da missão Apollo 10 foram tornadas confidenciais e intocadas nos arquivos da NASA até 2008, o que produziu um debate contínuo sobre a natureza e a origem dos estranhos sons escutados pelos astronautas.

“Você não escuta sobre algo assim até anos mais tarde da ocorrência do incidente, e então você meio que imagina, porque é uma memória tão antiga, que você se preocupa se eles estavam inventando algo ou se havia realmente algo lá. Porque você nunca realmente sabe.” disse o astronauta Al Worden ao Huffington Post.

Em um trecho da reportagem, ouvimos um depoimento bastante curioso: “Alguns desses ruídos são estranhos e se parecem, sob algumas condições, com um tipo de fala alienígena.”

O vídeo abaixo (em inglês) mostra alguns fatos estranhos que aconteceu durante a missão.

 

Comentários